Tapioca de atum é uma boa pedida para uma ceia saudável de Natal

Em meio a tantas confraternizações, jantares e ocasiões especiais é possível oferecer aos seus convidados opções nutritivas e saudáveis


As festas de final de ano não podem ser uma desculpa para você sair da dieta. Em meio a tantas confraternizações, jantares e ocasiões especiais é possível oferecer aos seus convidados opções nutritivas e saudáveis. Esta receita é simples e sofisticada ao mesmo tempo: tapioca de linhaça com atum selado. A junção desses alimentos é perfeita para impressionar com sabor.

A tapioca é um alimento que cada dia ganha mais apreciadores. Ela é o amido extraído da mandioca que foi consumido durante centenas de anos pelos povos do Norte e Nordeste do Brasil. Mais recentemente, a goma conquistou o Brasil e tornou-se a figura principal de pratos doces, salgados, leves e calóricos.

Por ser livre de glúten, a tapioca tem substituído o uso do trigo em diversas receitas. Ela ajuda no processo de emagrecimento, aumenta a circulação sanguínea, auxilia a digestão, reduz o colesterol ruim, previne a diabetes, protege os ossos, entre outros benefícios. Isso graças a sua composição que é rica em carboidratos, ácido fólico, vitamina C, manganês, cobre e magnésio.

tapioca-de-linhaca-e-atum-e-uma-boa-pedida-para-uma-ceia-saudavel-de-natal

Foto: Divulgação/Casa Mani

Para a goma da tapioca ficar ainda mais nutritiva, você pode acrescentar a ela, a linhaça, que é uma semente que traz benefícios ao coração, intestino e previne o câncer, além de ser um poderoso aliado de quem quer emagrecer, pois sua composição rica em fibras reduzem p acúmulo de gordura e glicose no organismo.

O atum já é um velho conhecido dos brasileiros, sobretudo por aqueles que procuram se alimentar com proteínas saudáveis. O peixe possui ômega 3, magnésio, ferro, potássio, vitaminas B3, B6 e B12, selênio e fósforo. Outra vantagem do atum é que ele tem poucas calorias.


Por isso, unimos o poder desses dois ingredientes e trouxemos para você uma receita maravilhosa que vai deixar sua ceia mais saudável e saborosa!

Ingredientes

– 3 a 4 colheres de sopa de tapioca;
– Meia colher de sopa de linhaça;
– 100 gramas de atum fresco;
– 1 fio de azeite;
– Gergelim preto e gergelim branco (para empanar o atum);
– Meio pepino tipo japonês;
– 1 pitada de sal;
– 1 pitada de açúcar;
– Pimenta rosa a gosto.

Modo de preparo

O primeiro passo é preparar todos os ingredientes. Fatie o pepino em fatias finas e tempere-o com o sal e açúcar. Depois disso, deixe-o secar, pois o mesmo solta muita água quando é cortado. Aproveite esse tempo de descanso do pepino, e acrescente a linhaça à goma da tapioca. Em seguida, em uma tigela coloque o gergelim branco e branco e passe o atum na mistura, como se fosse empaná-lo com os grãos.

Coloque a panela vazia no fogo e espere até que a mesma fique bem quente. Após esse tempo, coloque o azeite e, depois, o atum empanado com gergelim. Neste momento, você precisa ter cuidado para não desmanchar o peixe na hora que for virar os lados. Depois que o recheio estiver pronto é hora de fazer a tapioca.

Deixe a frigideira ficar bem quente. Não precisa colocar nada no fundo. Coloque a goma da tapioca com linhaça e vire o lado, assim que o primeiro já estiver assado. Se o fundo da panela estiver bem quente, a massa depois de espalhada vai soltar uma fumaça. Assim que parar de soltar, está na hora de virar.

Para servir você coloca a salada de pepino, em seguida a massa de tapioca aberta e no centro o atum selado com gergelim, temperado com a pimenta rosa. Lembre-se: a massa da tapioca fica melhor quando é feita na hora. Por isso, organize uma logística para tal, caso queira mesmo servi-la na sua ceia de natal.


Reportar erro