Tamarillo – O tomate das árvores

O tamarillo (pronuncia-se “tamarijo”), de nome científico Ciphomandra betacea (Cav.) Sendt., é também popularmente conhecido…


O tamarillo (pronuncia-se “tamarijo”), de nome científico Ciphomandra betacea (Cav.) Sendt., é também popularmente conhecido como tomate japonês, cigomandra, tomate francês ou tomate de árvore. Originária dos Andes, a fruta tropical é bastante semelhante ao tomate e possui uma cor que varia entre o vermelho, amarelo e laranja. A parte externa de sua polpa é carnuda e firme, já o centro da fruta possui uma textura macia e gelatinosa com pequenas sementes comestíveis.

Tamarillo – O tomate das árvores

Foto: Reprodução

Pertencente à família das solanáceas – a mesma do tomate, da batata e da berinjela –, o tomate de árvore era cultivado pelos incas em hortas acima de mil metros de altitude, desde bastante tempo antes da chegada dos europeus à América. Atualmente, ainda é bastante apreciado no Peru e no Equador, porém o seu cultivo disseminou-se para outros países, como a Nova Zelândia, Estados Unidos, Indonésia e sul da Índia. No Brasil, o tamarillo disponível à venda é quase totalmente vindo de importações. Esta fruta possui propriedades muito benéficas à saúde. Confira a seguir as propriedades e os benefícios proporcionados pelo tomate de árvore.


As propriedades e os benefícios do tamarillo

  • Rico em vitaminas como a pró-vitamina A, vitamina B6, C e E, e minerais como o cálcio, ferro, fósforo e magnésio;
  • Possui elevado teor de substâncias antioxidantes;
  • Ajuda a melhorar a visão;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda a controlar a pressão arterial elevada e o colesterol;
  • A fruta e as folhas do tamarillo em forma de cataplasmas quentes podem tratar a inflamação das amígdalas e outras condições da garganta;
  • O consumo da fruta fresca, em jejum, pode melhorar a gripe;
  • É um remédio natural para todos os tipos de problemas no fígado;
  • Facilita o funcionamento adequado do sistema nervoso;
  • Por possuir poucas calorias, pode ser incluído em dietas de emagrecimento;
  • Possui efeito laxativo suave, devido a quantidade de fibras.

Como consumir o tamarillo?

Existem diversos tipos de tamarillo e eles são facilmente identificáveis pela sua cor: os mais vermelhos são mais macios e doces; já os amarelos, um pouco mais firmes e de sabor ácido.

O tomate de árvore pode ser consumido em sua forma natural, cru, mantendo todas as suas propriedades e benefícios. A casca pode ser retirada e pode-se consumir a fruta cortando-a em pedaços ou ao meio.

De acordo com a preferência pessoal, pode-se adicionar sal ou açúcar em sua polpa. O seu sabor agridoce também pode ser incluído no preparo de alimentos, como saladas de frutas, sobremesas, geleias ou compotas, sucos e molhos para carnes.


Reportar erro