‘Super’ receitas de tratamento caseiro para dor nas costas

A dor nas costas geralmente é causada quando há algo de errado com os ossos,…


A dor nas costas geralmente é causada quando há algo de errado com os ossos, músculos, ligamentos e articulações. Você pode ter forçado algum músculo, um ligamento, ou até pode ter uma hérnia de disco. Tais discos que separam e protegem as vértebras são anéis cartilaginosos que circundam um núcleo de consistência pastosa. Se um desses discos se deslocar, fará uma forte pressão contra as terminações nervosas da medula.

Quando um disco herniado faz pressão sobre o nervo ciático, causa dor aguda que se irradia pela perna – a chamada ciática. Mas, existem outras diversas causas de dor nas costas, como entorses, artrite, fraturas microscópicas na coluna ou até mesmo infecções renais.

'Super' receitas de tratamento caseiro para dor nas costas

Foto: Reprodução/ internet


Tratamentos caseiros

Procure ter paciência por alguns dias, descanse, tome os remédios receitados pelo médico (geralmente, nos casos mais simples, são ibuprofeno ou naproxeno sódico), e experimente soluções caseiras. Uma das melhores e mais eficazes são com gelo e com calor.

Gelo primeiro, depois calor

  • O gelo funciona como um analgésico fantástico. Ele bloqueia temporariamente os sinais de dor e ainda reduz o inchaço. Aplique um cubo de gelo enrolado em uma toalha na área dolorida, várias vezes ao dia, por até 20 minutos. Durante os primeiros dias de tratamento caseiro, aplique o gelo sempre que necessário. Mais para frente, você ainda pode precisar usar esse tratamento depois dos exercícios e de atividades físicas.
  • Depois de 48 horas após o uso do gelo, passe ao método com calor úmido, para estimular o fluxo sanguíneo e reduzir os espasmos dolorosos. Umedeça uma toalha em água bem quente, torça para retirar o excesso, desenrole e dobre-a. Deite de bruços com travesseiros sob os quadris e os tornozelos. Coloque a toalha sobre a área dolorida e cubra-a com uma bolsa térmica. Deixe agir por até 20 minutos. Procure repetir esse procedimento de três a quatro vezes ao dia, durante vários dias.

Reportar erro