Super dica para tirar o mau cheiro de tapetes

Os tapetes embelezam e dão personalidade ao ambiente; mas o que fazer quando eles começam a emitir um odor ruim? Aprenda essa dica infalível


Os tapetes são bastante comuns em casas, apartamentos e até mesmo em determinados estabelecimentos empresariais. Além de embelezarem o lugar, dando personalidade e estilo, eles muitas vezes são usados também por segurança. Por exemplo, em casas que há crianças, algumas pessoas utilizam tapetes para evitar que a garotada se machuque em eventuais quedas que venham a sofrer.

O problema, entretanto, é que esses carpetes acumulam muita sujeira e, até mesmo, odores desagradáveis. Quanto a poeira, sabemos que basta passar o aspirador de pó diariamente, mas, o que fazer quando o tapete está com um cheiro ruim? Bom, separamos algumas dicas que irão auxiliar na resolução desse problema.

Super dica para tirar o mau cheiro de tapetes

Foto: Pixabay

O que pode causar?

Os odores em materiais sintéticos, como os tapetes e carpetes, podem ser resultado de umidade e de restos de sujeira. Em lugares mais frios, percebe-se que esse cheiro característico costuma se intensificar com mais regularidade. Isso ocorre porque a umidade que sobe do chão mistura-se com o material que forma o tapete, deixando um odor bem semelhante ao de mofo.

Além de ser desagradável, esse problema pode acabar acarretando em doenças para os residentes, como alergias. Isso ocorre porque o tapete se torna um ambiente propício para a proliferação de fungos, ácaros e bactérias. Para evitar que isso aconteça, é necessário que se mantenha uma higienização adequada do lugar.


Como manter a uniformidade do desgaste?

Os tapetes acabam sendo deixados em um canto da casa, e suas fibras vão tornando-se gastas apenas de um determinado lado. E isso deixa-o com um aspecto feio. Procure, pelo menos a cada três meses, mudar a posição dos tapetes no chão, justamente para que haja um equilíbrio no desgaste das fibras.

Como desodorizá-lo rapidamente?

Primeiro, tire toda a poeira do tapete com um aspirador de pó. Depois, coloque o bicarbonato de sódio (pó) em uma lata de talco vazia, e pulverize-o por toda a extensão do tapete. Em seguida, passe o aspirador de pó outra vez, para retirar o produto.

Outra dica

Uma outra forma de desodorizar o tapete e ainda deixa-lo com um cheirinho agradável é seguindo essa receita.

Misture uma xícara de bicarbonato de sódio com 15 gotas de essência – escolha o aroma de sua preferência. Então, espalhe a mistura pelo tapete e deixe descansar por, em média, 20 minutos. Após esse tempo, passe o aspirador de pó como de costume, até remover todo o produto.


Reportar erro