Super calmante – Conheça a passiflora

O maracujá é uma fruta bastante consumida no Brasil, sendo popularmente conhecida como calmante natural.…


O maracujá é uma fruta bastante consumida no Brasil, sendo popularmente conhecida como calmante natural. Mas você sabia que não é o fruto em si que possui as substâncias que atuam no sistema nervoso central? A passiflora (Passiflora incarnata), ou flor do maracujá, é a planta que produz a fruta e que contém as propriedades calmantes que trazem benefícios à saúde.

Também conhecida como flor-da-paixão ou maracujá-rosado, a passiflora é muito utilizada no tratamento de ansiedade, insônia e outros distúrbios do sono. Saiba mais sobre as propriedades e os benefícios proporcionados por esta planta medicinal:

Propriedades e benefícios

Com propriedades calmante e sedativa, a passiflora tem a capacidade de agir no sistema nervoso central e combater o nervosismo, relaxando as tensões musculares e melhorando a respiração.

Tem ainda ação relaxante, antidepressiva, analgésica, antiespasmódica, hipotensora e relaxante muscular, que controla a ansiedade, trata a insônia e outros distúrbios do sono, age nos distúrbios gastrointestinais gerados pelo nervosismo, diminui o estresse, ameniza os sintomas da depressão, controla a hiperatividade infantil, alivia a tensão pré-menstrual e melhora a concentração. A passiflora também pode auxiliar no tratamento de inchaços, infecções por fungos e Mal de Parkinson.

Super calmante - Conheça a passiflora

Foto: Reprodução


Como utilizar a passiflora?

As partes usadas desta planta medicinal são as suas flores, folhas e caules, no preparo de chá, tinturas e cápsulas. O substrato da planta do maracujá pode ser encontrado em farmácias, no formato de cápsulas, comprimidos ou xarope; e o produto seco ou in natura pode ser comprado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. O chá da planta pode ser preparado e consumido no final do dia, algumas horas antes de dormir.

Chá de passiflora

Para aproveitar os benefícios da passiflora e ter uma noite de sono mais tranquila, basta preparar o seu chá, de acordo com os seguintes procedimentos:

Ferva 200 ml de água em uma panela e desligue o fogo. Acrescente três colheres de chá de folhas secas de maracujá e abafe por cerca de 10 minutos. Tome o chá duas horas antes de dormir.

Contraindicações e efeitos colaterais

Os indivíduos que tenham pressão arterial baixa ou utilizem medicamentos calmantes e sedativos devem evitar o uso da passiflora, pois ela pode diminuir os ritmos cardíacos. Por atuar como um calmante natural e sedativo leve, o principal efeito colateral da flor de maracujá é a sonolência excessiva.


Reportar erro