Suor excessivo e mau cheiro nas axilas – Elimine com remédios caseiros

Por Gabriel Oliveira

Hiperidrose

Soluções naturais para lhe livrar destas situações constrangedoras | Imagem: Reprodução

Um problema que afeta várias pessoas, principalmente homens, é a sudorese excessiva. A maioria delas sofre bastante por conta do constrangimento de quando as ondas de suor começam, marcando as roupas e muitas vezes causando um odor indesejável, em especial na área das axilas.

Causa

O suor excessivo, ou hiperidrose, como é chamado na comunidade médica, é um problema que pode possuir várias causas, sendo em sua maioria por conta de fatores psicológicos ou orgânicos, que alteram o funcionamento regular dos hormônios.

Na maioria dos casos, a hiperidrose ocorre nas áreas das palmas das mãos e dos pés e também nas axilas. Para se ter uma ideia do quanto esse problema é comum, basta observar o apelo de marcas de desodorantes em enfatizar e aprimorar sua eficiência antitranspirante.

Segundo a dermatologista Denise Steiner, alguns hormônios que são secretados em situações de nervosismo, ansiedade ou estresse, fazem com que haja uma interferência no funcionamento correto das glândulas sudoríparas apócrinas e écrinas, o que acarreta no aumento da transpiração, totalmente independente da temperatura ambiente, o que é conhecido como suor frio.

A maior parte das pessoas apresentam sintomas do problema desde a adolescência, devido ao aumento na produção dos hormônios sexuais nessa fase da vida. Os demais casos, que correspondem a cerca de 1%, são causados por fatores específicos, como doenças metabólicas, diabetes, outras patologias que afetam o sistema nervoso simpático.

Já o mau cheiro nas axilas é causado por bactérias que vivem nessa área do corpo, que geralmente estão mortas. Na verdade, as axilas são um verdadeiro “cemitério” de bactérias, o que causa um odor desagradável, que se agrava com a hiperidrose.

Tratamento

Quando uma doença é descartada como causa do suor excessivo, existem alguns produtos que podem aliviar ou até mesmo acabar com esse problema. O primeiro deles é o cloridróxido de alumínio, que é uma arma nos casos mais simples e que não á muita sudorese. Essa substância é frequentemente usada em desodorantes antitranspirantes, como forma de retardar o funcionamento das glândulas sudoríparas.

Nos casos mais graves, uma alternativa que mostra ótimos resultados é a aplicação da toxina botulínica (botox) nas áreas afetadas pelo problema.

Remédio caseiro para odor nas axilas

Um dos sintomas secundários da hiperidrose é o odor nas axilas. Muitas pessoas procuram tratamentos, mas poucos se mostram eficazes. O que muita gente não sabe é que existe um remédio caseiro que pode acabar de uma vez por todas com esse incômodo. Basta seguir so seguintes passos:

  1. Pegue bicarbonato de sódio e misture com um pouco de água até que fique com uma textura semelhante a uma pasta;
  2. Passe nas axilas e deixe agir por cerca de 5 minutos;
  3. Repita esse processo três vezes ao dia durante 1 semana e verá os resultados!