Sucos que combatem os sintomas da menopausa

Por Redação

Mulher na menopausa

Mulher na idade propícia para este problema | Imagem: Reprodução

A menopausa é aquela fase bastante crítica pela qual as mulheres passam quando acaba o período reprodutivo e cujos sintomas costumam ser sentidos de formas diferentes, mas, na maior parte do tempo, são comuns a todas. Mesmo algum tempo antes de a menopausa ocorrer, algumas mulheres já começam a sentir certos sintomas, é o chamado climatério, ou perimenopausa, quando os hormônios começam a reduzir.

Veja quais os sintomas que podem ser sentidos durante e até antes, no climatério

  • Suor noturno;
  • Diminuição do desejo sexual;
  • Ondas de calor;
  • Ressecamento vaginal;
  • Irregularidade dos ciclos menstruais;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Insônia;
  • Depressão.

Conheça os ciclos por que a mulher passa antes da cessação da menstruação

  • PERIMENOPAUSA – ocorre a partir dos trinta anos e vai até os quarenta, mais ou menos, podendo a duração dessa fase ser diferente para cada mulher, durando dois anos para algumas, cinco (que é o mais normal) para outras ou até oito anos para outras. Nesse período, a mulher ainda está ovulando, mas pode sentir alguns sintomas comuns na menopausa, pois é nessa fase que os hormônios começam a diminuir, sendo nos últimos dois anos que os sintomas se intensificam, já que o estrogênio diminui mais rapidamente.
  • MENOPAUSA – aqui, os ciclos menstruais cessam, os ovários interrompem a liberação dos óvulos e produzem maior quantidade de estrogênio. Ocorre, normalmente no final dos quarenta anos e vai até a metade dos cinquenta anos e os sintomas são mais intensos, se a mulher passar um ano sem menstruar, considera-se que entrou na pós-menopausa.
  • PÓS – esta fase inicia-se, normalmente, após os cinquenta anos e aqui, os sintomas já não se fazem sentir para a maioria das mulheres. Com a redução dos níveis hormonais, algumas mulheres passam a sofrer os efeitos na saúde, é a hora de ficar atenta a problemas como a osteoporose e doenças cardíacas.

Como evitar os sintomas e lidar melhor com a menopausa?

Algumas mudanças no estilo de vida podem fazer enorme diferença no que é sentido nesses períodos do climatério e menopausa, assim como prevenir o surgimento de certos problemas de saúde na pós-menopausa. Veja algumas atitudes que influenciam na maneira como a mulher se sente quando há essa mudança:

ESQUEÇA O CIGARRO DE UMA VEZ!

Alguns estudos mostram as fumantes como as mulheres que mais comumente sofrem com as ondas de calor e as que mais procuram tratamento com reposição hormonal, por isso, constatou-se que o cigarro influencia diretamente no incômodo dos chamados “fogachos” da menopausa! Além, é claro, de diversos danos sérios à saúde, especialmente no sistema respiratório e cardiovascular.

EXERCITE-SE!

As mulheres que não realizam nenhuma atividade física sentem muito mais os sintomas da menopausa do que as que praticam qualquer tipo de exercício, especialmente os aeróbicos, que acabaram com os sintomas logo após sua realização em alguns testes.

COMA SOJA E SEUS DERIVADOS!

A soja contém isoflavonas, substâncias que tem uma estrutura semelhante ao estrogênio e por isso, ajudam a manter a saúde em ordem e os sintomas controlados ao se ligarem aos receptores de estrogênio do organismo.

Além disso, existem também alguns alimentos que favorecem a redução dos incômodos da menopausa, podendo ser usados puros, in natura, ou em deliciosos sucos, feitos todos os dias e acrescentados à dieta.

Veja algumas boas receitas de sucos para diminuir os sintomas

Sucos para amenizar os sintomas da menopausa

Aprenda três receitas de sucos | Imagem: Reprodução

SUCO DE COUVE E MARACUJÁ

- Bater no liquidificador: 2 folhas de couve, 2 colheres de mel, 3 copos de água filtrada e a polpa de um maracujá. Beber 1 copo de 200ml três vezes ao dia.

SUCO DE GELEIA REAL

- Bater no liquidificador: 2g de geleia real, 1/2 abacate, 10g de lecitina de soja e 2 copos de leite desnatado. Beber duas vezes ao dia.

SUCO DE CENOURA CONTRA A OSTEOPOROSE

- Bata no liquidificador: 2 castanhas-do-Pará picadas, 1/2 cenoura, 1/2 banana, 1/2 maçã e 1 copo de água de coco ou água mineral. Adoçar a gosto e beber duas vezes ao dia, nos intervalos das refeições.