Sucos de frutas frescas e sua ação depurativa

Sucos feitos a partir de frutas frescas possuem propriedades benéficas, como os ácidos tartárico, cítrico e málico. Por isso, são considerados depurativos


Quando um alimento possui ação depurativa, isso quer dizer que este purifica o organismo contra resíduos e toxinas. Através dele, as impurezas presentes no sangue são eliminadas pelo sistema urinário. Exemplos de depurativos fortes são os sucos feitos a partir de frutas frescas, uma vez que elas possuem propriedades benéficas, como líquidos puros, vitamina C e ácidos, entre os mais comuns estão o tartárico, cítrico e málico.

Tais substâncias, presentes nas bebidas feitas à base de frutas, conferem aos sucos não só a promoção do sabor, mas também ajudam o corpo a descartar as impurezas que atrapalham o funcionamento do organismo. Além disso, eliminam as bactérias presentes nos tecidos.

Ácido tartárico e suas utilizações

Importante substância no combate à proliferação de determinados fungos e bactérias, está presente em algumas frutas. Indicado pela primeira vez pelo químico francês Louis Pasteur, o ácido atua com firmeza no organismo quando aproveitado em forma de suco. Desta forma, a dica preparar bebidas frescas e sem adição de açúcar de frutas como: uva e abacaxi.

Frutas ricas em ácido cítrico

A ingestão excessiva de gordura, proteína ou açúcar, leva o sangue a sofrer com a acidez. Consequentemente, o organismo ao tentar ajudá-lo envia cálcio e magnésio retirado dos ossos e dentes. Se esta prática se torna comum, os ossos ficam fracos e podem quebrar com mais facilidade. Da mesma forma ocorre quando há excesso de ácido cítrico no sangue. Por essa razão, é importante manter a quantidade correta no organismo.


Imagem de frutas cítricas

Foto: Depositphotos

Se ingerido de forma adequada pode ser benéfico para o corpo, principalmente para quem costuma fazer exercícios físicos. Portanto, quem pretende consumir o ácido cítrico deve apostar, moderadamente, em sucos como:

  • Limão;
  • Toranja;
  • Lima;
  • Laranja;
  • Morango;
  • Framboesa;
  • Abacaxi;
  • Tomate;
  • Pêssego.

Uso do ácido málico

Famoso por ser antisséptico, o ácido málico é um eficiente elemento para realizar “faxinas” no intestino, rins, fígado e também no estômago. Se torna um aliado da saúde quando se trata de infecções intestinais e fraqueza no geral. Além disso, é um ótimo estimulante de apetite. Com todas essas características, este tipo de ácido pode ser encontrado em frutas como: banana, maçã, uva, pêssego, ameixa-preta, abricó, cereja, limão, ameixa entre outros. Para conseguir o ácido málico e seus benefícios, basta preparar um suco com essas furtas, sejam elas sozinhas ou combinadas.

Importante

Vale ressaltar que as frutas mais ricas nestes tipos de ácidos são as que são utilizadas ainda frescas. Quando os alimentos estão muito maduros ou esverdeados, o resultado final pode apresentar um gosto não muito agradável e as propriedades acabam não sendo mais as mesmas.


Reportar erro