Suco verde realmente emagrece?

Quando associado a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios, o suco verde pode ser grande aliado na perda de peso


Os adeptos de um estilo de vida mais saudável já devem ter se deparado com uma infinidade de receitas de suco verde, também popularmente conhecido como detox.

Dentre as promessas desta bebida estão o emagrecimento e o “poder” de liberar as toxinas do organismo. Mas, será que o suco verde é realmente tão poderoso assim? Lígia Santos, coordenadora do setor de Nutrição e Dietética na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, esclarece alguns mitos e verdades sobre a bebida.

Os reais benefícios do suco verde

Não existem evidências científicas que comprovem a informação de que o suco detox seca a barriga, no entanto, pode-se afirmar que tais bebidas, quando associadas a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos, podem ser grandes aliadas na perda de peso e, consequentemente, na redução do abdômen.

Suco verde realmente emagrece?

Foto: depositphotos

A ingestão de suco verde proporciona dois reais benefícios que merecem destaque: trata-se de um jeito simples de garantir o consumo de vegetais verdes e de frutas que fornecem nutrientes necessários para o organismo; e a bebida contém propriedades antioxidantes e fibras, que combatem os radicais livres, melhoram o funcionamento do sistema digestivo e dão mais vitalidade e energia.


Orientação profissional antes do consumo

Recomenda-se procurar um profissional antes de preparar qualquer receita de suco detox, pois o acompanhamento garantirá a adequação das bebidas junto a uma alimentação balanceada. Isso é importante, pois o excesso de alguns alimentos, principalmente se associados a algumas doenças e o manejo incorreto no preparo, podem causar alguns problemas na saúde do indivíduo.

De acordo com alguns profissionais, a couve crua, por exemplo, apesar de ser rica em vitaminas, minerais e fibras, contém uma substância denominada pró-goitrina que, em excesso, se transforma em goitrina e impede a entrada de iodo na glândula tireoide, podendo desencadear o hipotireoidismo.

Alimentos indicados

A coordenadora do setor de Nutrição e Dietética, recomenda ingredientes como limão, melancia e laranja, que são fontes de vitamina C.

A maçã contém flavonoides que atuam como antioxidantes e, se consumida regularmente, pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares. A especialista ainda indica as verduras, o gengibre, água de coco e mirtilo. A recomendação é ingerir de um a dois copos por dia.

Receita de suco verde

Ingredientes

  • Suco de 1 limão;
  • 200 ml de água de coco;
  • Meia folha de couve;
  • 2 maçãs;
  • 1 pedaço médio de gengibre;
  • 5 unidades de mirtilo.

Modo de preparo

Basta bater todos os ingredientes em um liquidificador.


Informar erro