Suco é capaz de controlar os efeitos da osteoporose

Essa doença está amplamente relacionada com a idade. Mas também, pode ser um reflexo de uma má alimentação e de maus hábitos durante toda a vida


Já imaginou quebrar um osso por causa de um espirro? Existem práticas simples no nosso dia a dia que são realizadas de forma “automática”, como o ato de espirrar, entretanto, há quem ache isso um pesadelo. À essa fragilidade nos ossos dá-se o nome de osteoporose, doença que afeta toda a estrutura óssea de homens e mulheres.

Como ocorre a osteoporose?

Os ossos do corpo humano são formados por uma matriz, em que estão localizados e depositados complexos de minerais de cálcio. Outro fator interessante na estrutura óssea, é que essa está sempre em renovação, uma vez que ela possui células chamadas de osteoclastos, responsáveis pela reabsorção de áreas envelhecidas e por outras, denominadas de osteoblastos, encarregadas de produzir ossos novos. Essas duas células combinadas e realizando essas tarefas de forma permanente conseguem reconstituir os ossos fraturados e são a explicação do motivo pelo qual o esqueleto humano se renova por completo a cada 10 anos.

Suco é capaz de controlar os efeitos da osteoporose

Foto: Reprodução/ internet

Entretanto, o tempo faz uma grande diferença nessas funcionalidades. Isso porque, os osteoclastos absorvem muitas parte envelhecidas, mas os osteoblastos não conseguem repor com ossos novos. Dessa forma, a estrutura óssea se torna mais porosa e os ossos perdem a resistência. Quando há pouca perda de massa óssea, caracteriza-se de osteopenia. E quando se tem perdas maiores, dá-se o nome de osteoporose.


Essa doença está amplamente relacionada com a idade. Mas, pode ainda ser considerada o reflexo de uma má alimentação e de maus hábitos durante toda a vida. A mesma atinge tanto homens quanto mulheres, porém, afeta com mais intensidade o sexo feminino, devido à queda de produção de estrógeno após a menopausa.

Osteoporose: outras causas, sintomas, prevenção e tratamentos

A baixa produção de massa óssea pode estar ligada a diversos fatores, como histórico familiar, bebidas alcoólicas e tabagismo, alimentação pobre em vitamina D, sedentarismo etc. Essas causas podem resultar na osteoporose, que mesmo sendo uma doença violenta é silenciosa. Os sintomas desse problema costumam surgir quando ele já está avançado, a exemplo de uma fratura espontânea do osso, que devido à sua porosidade se quebra facilmente.

Prevenir é a melhor opção na luta contra a osteoporose, por isso, pratique exercícios, tenha uma alimentação rica em cálcio, tome banhos de sol a fim de fixar a vitamina D no corpo, entre outras práticas. Mas, em caso de suspeita dessa doença, o médico deve ser procurado e exames precisam ser feitos para descobrir a causa exata do problema. Existe também um suco simples e fácil de fazer que promete reduzir os efeitos da osteoporose. Conheça-o.

Suco contra a osteoporose

Uma maneira simples e barata que pode ajudar o paciente a enfrentar a osteoporose é tomando um suco feito com um combinado de couve e brócolis. Separe esses ingredientes e bata-os no liquidificador com 250 ml de água. O ideal é beber de uma a duas vezes ao dia, e continuar o tratamento até obter os resultados desejados.


Reportar erro