Suco de vagem e seus benefícios para a saúde

Rico em cálcio, ferro, proteína, vitamina B, este suco é um aliado da saúde e da estética humana. Beneficiando a pele, unhas, cabelo e metabolismo


As verduras são alimentos que conferem ao corpo uma diversidade de nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Uma delas, por exemplo, é a vagem, que mesmo timidamente tem se tornando um elemento importante nos pratos das pessoas, sejam elas adultas ou crianças.

Oriunda da família das Fabaceae e encontrada, primeiramente, na América Central, esta verdura pode ser aplicada à dieta não só na composição das refeições, mas também em forma de suco. Preservando as propriedades medicinais e os efeitos benéficos.

Os benefícios do suco de vagem

Foto: depositphotos

Benefícios do suco da vagem

Rico em cálcio, fósforo, ferro, proteína, potássio, magnésio, enxofre e vitamina B, este suco é um aliado da saúde e da estética humana. Se consumido da forma correta, seguindo as orientações de preparo, pode tornar-se uma bebida eficaz para a pele, unhas, cabelos e ainda mais para o metabolismo do organismo.

Pesquisas mostram que a vagem desempenha um importante papel no pâncreas, pois disponibiliza diversos elementos que facilitam à produção de insulina neste órgão. Desta forma, pode ser considerado um vegetal benéfico para diabéticos do tipo 2 da doença.


Outras indicações da bebida

  • Trata anemias, devido aos altos índices de ferro na composição;
  • Elimina doenças na pele, uma vez que a vagem também possui substâncias capazes de combater os radicais livres;
  • Ajuda na perda de peso, tendo em vista que que é fonte de fibras, facilitando o trânsito intestinal e, consequentemente, eliminando à prisão de ventre;
  • Serve no tratamento de hipoglicemia, agindo da mesma maneira como nos pacientes diabéticos;
  • Regulam a glândula tireoide, pois como agem no metabolismo humano também conseguem promover esta alteração benéfica.

Receita do suco

Antes de mais nada, procure selecionar as vagens mais frescas, firmes e verdes, tendo em vista que possuem mais clorofilas que as outras versões. Estas podem ser encontradas, facilmente, em feiras livres ou quitandas em sua própria cidade.

Outra dica é adicionar a receita outros elementos, como brotos ou outras hortaliças, tendo em vista que a bebida feita apenas com a vagem é praticamente sem gosto e ainda possui uma consistência viscosa. Estes dois aspectos podem provocar uma certa resistência ao consumo.

Selecionado os ingredientes, bata no liquidificador 500 g de vagem, um copo e meio de água e as demais hortaliças de sua preferência. Sem coar e acrescentar açúcar, tome a bebida.

Caso sobre, não armazene. Isto porque, independente da forma conservada as propriedades benéficas vão desaparecer rapidamente.


Reportar erro