Suco de tupinambo reduz nível de colesterol do organismo

O tubérculo possui uma estrutura similar à batata e é excelente para o preparo de bebidas ricas em nutrientes necessários ao corpo


Planta da família Asteraceae, a Helianthus tuberosus é popularmente conhecida no Brasil como topinambo ou tupinambo. O nome recebido nas Terras Canarinhas é uma referência aos povos ameríndios, os quais cultivavam esta espécie antes mesmo da chegada dos europeus. Antiga tribo brasileira, os tupinambás plantavam esta raiz que acabou chegando na Europa no século XVII.

Podendo chegar até 4 m de altura, o tupinambo é uma planta bastante ramificada e que possui folhas simples, ovaladas e com aspecto áspero ao ser manuseada.

Já as flores e as sementes são semelhantes aos mesmo elementos do girassol. Esta mesma planta ainda possui outros nomes, como alcachofra-girassol ou girassol batateiro. É cultivada, principalmente, pelo tubérculo proveniente de seu crescimento e do qual se extrai um suco rico em propriedades medicinais.

Suco de tupinambo reduz nível de colesterol do organismo

Foto: depositphotos

Efeitos benéficos do suco de tupinambo

O tubérculo, oriundo do tupinambo, possui uma estrutura similar a da batata e é excelente para o preparo de bebidas ricas em nutrientes necessários para o organismo humano.


Esta raiz possui carboidratos e insulina em sua composição, sendo assim é indicada para quem tem diabetes e hipoglicemia. Bem como, para as pessoas que desejam perder peso sem abrir mão da saúde.

Por promover a inapetência, principalmente quando se refere ao consumo de doces, a bebida feita através do tupinambo é uma boa opção para quem faz dietas. Além disso, elimina a fadiga, revigora o organismo proporcionando mais energia para o indivíduo, reduz o colesterol e estimula o sistema imunitário.

Receita do suco deste tubérculo

O vegetal pode ser encontrado em lojas de produtos naturais na internet ou em feiras-livres. Se preferir, o indivíduo pode até plantá-lo em casa, pois é de fácil cultivo.

Para adquirir as melhores raízes, o consumidor deve optar pelas firmes e sem defeitos. Ao chegar em casa para o preparo, 500 g de tupinambo deve ser colocado no liquidificador juntamente com um copo de água. Para melhorar o sabor, é indicado também a adição de outro broto ou hortaliça.

Após bater no aparelho, é preciso coar e só assim servir o suco. O indicado é ingerir até dois copos desta bebida por dia, um logo pela manhã, antes da refeição primordial. O outro deve ser colocado no horário que o paciente achar mais propício. Vale salientar ainda, que o suco apesar de nutritivo e saudável não deve substituir, de forma alguma, as três refeições mais importantes durante o dia. É preferível intercalar a bebida entre estas.


Reportar erro