Suco de repolho: suas propriedades e seus benefícios

Os repolhos verde e roxo são considerados depurativos devido às propriedades que podem ser encontradas em suas composições. Confira


Seja na composição de salada ou em receitas especiais, o repolho é sempre bem-vindo nos pratos brasileiros. Em versões verde ou roxas, este vegetal é rico em diversos nutrientes essenciais para o organismo humano.

Entretanto, há aqueles que não gostam do sabor deste vegetal e acabam desperdiçando as propriedades que o repolho carrega.

Uma forma de aderir a este vegetal na dieta é investindo em outras possibilidades de consumo, diferentes das convencionais.  Um bom exemplo é o suco feito a partir das folhas do repolho ou de seus brotos.

Suco de repolho: suas propriedades e seus benefícios

Foto: depositphotos

Que pode ser ingerido puro ou com a adição de outras hortaliças que melhoram seu sabor. Saiba como preparar esta bebida e quais os benefícios da mesma para o corpo.

Propriedades encontradas no repolho

Os repolhos verde e roxo são considerados depurativos devido às propriedades que podem ser encontradas em suas composições.

As altas concentrações de vitaminas B-6, C, e A conferem a estes vegetais tamanha capacidade de limpeza do organismo. Além disso, vale salientar que, este produto natural é rico em cálcio, potássio, cloro, iodo e enxofre.

Benefícios do suco de repolho

Este vegetal é um velho conhecido dos gregos, isso porque em tempos mais remotos esses povos utilizavam o repolho para tonificar e rejuvenescer a pele. Além disso, eles usavam a verdura para fazer tratamentos contra a calvície.


Com o avanço da ciência, pesquisadores descobriram que os tipos de repolho podem ser eficientes remédios naturais no combate à prisão de ventre, uma vez que funciona como laxante.

São também vistos como agentes capazes de eliminar úlceras intestinais, isso devido ao fato de que está presente nas composições desses vegetais a vitamina U.

Além destes efeitos benéficos, o suco feito com repolho pode ser indicado no tratamento das seguintes condições:

  • Colite;
  • Queda de cabelo;
  • Doenças da pele;
  • Asma;
  • Bronquite;
  • Hipertensão;
  • Distúrbios renais;
  • Problemas na bexiga;
  • Piorreia.

Receita do suco de repolho

Repolho é um vegetal fácil de ser encontrado em feiras livres ou supermercados. Você pode fazer o suco com as folhas do tipo verde ou roxo e até mesmo misturá-las na receita.

Com 500 g das folhagens e um copo de água gelada é possível render 180 ml da bebida.

Há quem prefira utilizar os brotos, no lugar das folhas. Isso ocorre porque as folhagens causam cólicas e gases, devido à presença de enxofre que reage de forma negativa com as bactérias do intestino.

Para melhorar o gosto, você pode optar por adicionar outras hortaliças da mesma família do repolho, como couve-de-Bruxelas, repolho chinês, couve etc.


Reportar erro