Suco de caixinha faz o mesmo efeito do suco natural da fruta?

Produto possui, em média, cerca de 300 calorias, sedo três copos de suco correspondentes a uma porção média de batata-frita ou uma fatia de pizza


O suco de caixinha é uma opção para muitas pessoas, seja pela sua praticidade ou para evitar a ingestão de refrigerantes. Mas será que ele é tão saudável quanto o suco natural, apenas por possuir o sabor de fruta?

Suco de caixinha é saudável?

A resposta é simples: nenhum. Não se iluda em achar que você está sendo mais saudável quando estiver trocando algum refrigerante por um suco de caixinha. Continua sendo um produto industrializado, com fortes concentrações de açúcar, conservantes, corantes, aromatizantes, sódio e outros aditivos químicos.

Ela também é uma bebida extremamente calórica. O suco de caixinha possui cerca de 300 calorias, sendo três copos de suco correspondentes a uma porção média de batata-frita ou uma fatia de pizza. E ainda se aproxima muito ao índice calórico de um copo de refrigerante.

Suco de caixinha faz o mesmo efeito do suco natural da fruta?

Foto: Depositphotos

E tem mais: dependendo do tipo de corante e aromatizante, pessoas com tendências alérgicas podem desencadear fortes crises. Um exemplo é o pigmento tartrazina (que dá a coloração amarelo-limão) que pode acentuar reações como asma e bronquite.


Não deixa as embalagens dos sucos te enganarem

O suco de caixinha engana muito. Logo quando se vê os desenhos das laranjas, morangos, acerolas, etc., desenhados na embalagem, rapidamente a mente associa a um alimento saudável. Mas da fruta mesmo, ela não tem quase nada.

Alguns testes e pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) constataram que muitas marcas não colocam na embalagem a composição correta do teor mínimo de fruta que é exigido por lei.

Fique sempre atento ao rótulo da embalagem, mas não se iluda com ela. Quanto mais frutas a suco disser que contém, mais produtos químicos ele irá precisar para se manter conservado.

E mesmo que sejam poucas as propriedades das frutas que são colocadas nos produtos, ainda assim, devido ao grande teor de açúcar, os nutrientes e fibras acabam sendo anuladas.


Reportar erro