Suco de agrião é potente para combater doenças de pele e anemia

O suco de agrião promove diversos benefícios, pois concentra as propriedades medicinais dessa delicada verdura


O agrião é uma delicada verdura de folhas verdes, de gosto forte, e que contém mais líquido que a salsinha. É também conhecido como agrião-do-brejo, agrião-da-europa, ou cardomo-dos-rios. Seu nome científico é nasturtium officinale.

É usado como planta medicinal desde a antiguidade. Esse uso milenar remonta aos primeiros séculos da história. Na Grécia Antiga, por exemplo, já se utilizava do agrião para curar a tosse e a congestão nasal. Na Europa, era um dos principais remédios para tratar do escorbuto. Suas propriedades medicinais continuaram a ser reconhecidas, e são utilizadas até os dias atuais,sobretudo para tratar doenças de pele e anemia.

Suco de agrião

Seu suco é um poderoso depurador, boa fonte de vitamina C, cálcio e potássio. É rico, também, em minerais acidificantes, como o fósforo e o enxofre, o que faz dele um excelente depurativo e normalizador intestinal.

Além disso, o suco do agrião é uma excelente fonte de clorofila, além de estimular o metabolismo, as funções circulatórias e o coração. É ainda usado para perda de peso, pois acelera o metabolismo, o que auxilia na conversão de gordura em energia. O agrião também é indicado para os desconfortos menstruais. Cem gramas de agrião contém apenas 23 calorias.

Suco de agrião é potente para combater problemas de pele e anemia

Foto: Reprodução/ internet

Propriedades

As propriedades do agrião incluem sua ação adstringente, cicatrizante, depurativa, expectorante, anti-inflamatória, digestiva, anti-icterícia, diurética, tônica, descongestionante, estimulante, anti-térmica, fortificante e excitante.


Escolhendo o agrião

Para preparo desse suco, procure escolher o agrião fresco, firme, com folhas bem verdes. Depois que comprar, lave-o bem e armazene na geladeira.

Modo de preparo

Adicione no liquidificador dois ramos de agrião e um copo de suco de laranja. Bata bem. Beba esse suco três vezes ao dia, entre as principais refeições.

Como o suco de agrião é forte tanto no sabor quanto nos efeitos, é melhor usá-lo combinado com outros sucos. Em média, 30 ml misturados a outro suco já são suficientes.

Indicações

O suco dessa verdura é indicado no auxílio do tratamento de anemia, distúrbios da bexiga, problemas intestinais, doenças da pele, distúrbios circulatórios e hepáticos, disfunções renais, promove um equilíbrio endócrino feminino, é eficaz contra a queda de cabelo, no tratamento de excesso de peso e para a regulagem da glândula tireoide.

Contraindicações

Está contraindicado para mulheres no começo da gestação, pois pode provocar aborto. Entre os efeitos colaterais, observam-se irritações no estômago e nas vias urinárias.


Reportar erro