‘Suco da memória’: saiba seus benefícios e aprenda como fazer

Preparado com açafrão-da-terra, o denominado suco da memória promete turbinar a memória. Conheça os benefícios e saiba como preparar esta bebida


O esquecimento faz parte do processo de aprendizagem, no entanto, não raro ficamos chateados com uma falha na memória, principalmente quando isto ocorre naqueles momentos mais inconvenientes, como a operação de multiplicação na hora da prova de matemática, a data do aniversário do namoro ou o esquecimento da chave do carro em qualquer canto da casa ou mesmo dentro do automóvel.

O funcionamento da memória

A aquisição de informações é processada por vários canais e sons, palavras, conceitos e números são armazenados na memória. Existe a memória que precisamos por curto prazo e aquela que arquivamos por tempo indeterminado. A aquisição e a disponibilização das informações dependem de todos os processos cerebrais que envolvem a pessoa em determinado momento de sua vida.

Esquecer também faz parte do processo de memorização, pois já imaginou se o cérebro tivesse que armazenar absolutamente tudo o que ocorre em nosso cotidiano? Acredita-se que o caráter seletivo da memória mantém uma interação com determinadas fases do sono, em que as informações são reorganizadas e distribuídas de acordo com a necessidade.

'Suco da memória': saiba seus benefícios e aprenda como fazer

Foto: Reprodução/ internet

A queixa sobre o mau funcionamento da memória deve ser avaliada para saber se o caso está dentro de um padrão normal ou se é problemático. Os lapsos de memória podem sinalizar sobrecarga de atividades, de depressão ou ansiedade. Na maior parte dos casos, não é indício de doença cerebral e os exercícios de atenção podem ajudar a manter o bom funcionamento da memória.

Benefícios do ‘suco da memória’

O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é o ingrediente principal do denominado “suco da memória”. De acordo com estudos, este tempero possui a capacidade de diminuir bastante o risco de declínio cognitivo e ainda pode prevenir o mal de Alzheimer.


As propriedades do açafrão-da-terra incluem a sua ação anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, antibacteriana, antialérgica e antiespasmódica. Devido às suas propriedades, este alimento é usado na medicina natural para tratar dores crônicas e resfriados em crianças, adultos e idosos.

Além de ser usado como tempero nos pratos do cotidiano, o açafrão-da-terra também pode ser consumido na forma do chamado “suco da memória”.

No entanto, é importante ressaltar que não existe nenhum medicamento milagroso para fazer com que a memória seja melhor. Para isto, a recomendação é exercitar bastante o cérebro, mantendo a atividade do sistema nervoso central. Algumas dicas para exercitar a memória incluem uma boa noite de sono, a prática regular de exercícios físicos, o estudo de instrumentos musicais, a leitura diária de livros, revistas e jornais e fazer palavras cruzadas, jogos de memória e sudoku.

Como preparar o ‘suco da memória’?

Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo suco da memória, basta seguir esta receita:

Ingredientes:

– 2 colheres de chá de açafrão-da-terra em pó ou 1 colher de sobremesa de açafrão-da-terra fresco picado;
– 2 colheres de chá de gengibre picado;
– 1 colher de chá de cardamomo em pó;
– 2 colheres de mel;
– Suco de 1 limão;
– 1 copo de água.

Modo de preparo:

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.


Reportar erro