Soluções caseiras para curar ouvido inflamado

Para resolver de uma vez por todas o problema, apostar no benefício natural das plantas pode ser uma boa solução, além de abusar da sabedoria popular


Ser incomodado por aquela inflação no ouvido não é problema que se deixe para resolver depois. Dor, vermelhidão, perda temporária da audição e corrimento, são alguns dos sintomas mais comuns apresentados entre as pessoas. Para resolver de uma vez por todas o problema, apostar no benefício natural de algumas substâncias pode ser uma boa solução, além de abusar da sabedoria popular.

Existem vários motivos para desencadear a inflamação no ouvido. Entre os mais comuns estão a entrada de água, poeira ou insetos, limpeza com objetos inadequados, produção excessiva de saliva e muco durante o processo de dentição nos bebês e até uma infecção no dente que pode se estende para o ouvido. Ninguém está imune a essas situações. Por isso, é bom tomar cuidado.

Tipos de infecção auricular

A partir de alguns fatores, a infecção no ouvido pode se apresentar de diferentes formas, indo desde sintomas mais brandos até os mais complexos, que podem atingir, inclusive, partes internas. Para conhecer mais sobre os tipos de infecção, preste atenção nos sintomas que cada uma pode apresentar:

Otite externa – Causado pela ação de bactérias, vírus ou fungos, esse tipo de infecção auricular pode desencadear fluxo de fluido, dor, vermelhidão e até perda temporária da audição;

Otite média – Ocorre na extensão da orelha média, sendo caracterizada pelo aparecimento de fluido e muco. Essa inflamação é mais comum em crianças, podendo desencadear febre, dor, irritabilidade e perda parcial da audição. Algumas pessoas apresentam sensibilidade mais apurada a essa infecção, podendo desenvolver uma condição crônica;

Otite interna – Também conhecido como labirintite é conhecida pela intensidade dos sintomas. Ela pode causar náuseas, tonturas, vômitos e perda de equilíbrio. Aparece quando a parte mais interna do ouvido está inflamada.


Soluções caseiras para curar ouvido inflamado

Foto: Depositphotos

Como tratar dessas infecções?

Azeite

O azeite serve como um lubrificante e ajuda a se livrar da infecção no ouvido. Para usá-lo, basta aquecer meia colher de sopa de azeite. Em seguida, com um pouco de algodão, coloque na entrada da orelha e deixe descansar por uma hora.

Cebola

As propriedades anti-sépticas e antibacterianas em cebolas funcionam bem no tratamento da inflamação no ouvido. Use a cebola para extrair uma colher de sopa de suco. Depois, aqueça em fogo baixo e coloque de duas a três gotas de sumo na orelha afetada, de duas a três vezes por dia.

Limão

Esprema um limão e mergulhe algodão no suco. Coloque esse algodão na entrada da orelha e deixe durante 10 minutos antes de se deitar.

Orégano

Ferva um punhado de folhas de orégano e meia xícara de água por três minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Coe e despeje em um conta-gotas. Aplicar três gotas no ouvido dolorido.

Camomila

Coloque um pouco de camomila em água fervente. Espere esfriar e, com ajuda de um algodão, umedeça-o e coloque na entrada do ouvido, tapando-o sem fazer pressão. A compressa vai ajudar a aliviar as dores.


Reportar erro