Sofre com boca seca? Confira as melhores soluções

Beber, pelo menos, dois litros de água por dia e evitar o consumo de bebidas gaseificadas podem ser soluções simples para tratar o ressecamento bucal


Uma boca seca pode provocar muito mais do que um simples incômodo. Esta condição, quando contínua, pode originar mau hálito, infecções fúngicas e bacterianas, cáries e ulcerações na boca. Caracterizada pela incapacidade das glândulas salivares produzirem saliva, a xerostomia como é chamada pelos médicos, não permite uma boca úmida e, consequentemente, interfere na mastigação e deglutição dos alimentos ingeridos.

Estresse, apreensão ou até mesmo tristeza, são alguns fatores naturais que podem deixar a boca seca. O problema se concretiza quando esse estado se configura por muito tempo e de forma anormal, dificultando até mesmo a fala. Nesse estágio, as causas já são outras, mas ainda existem formas naturais de reverter a situação.

O que provoca a boca seca?

O ressecamento da boca pode ser provocado por medicamentos que o paciente esteja utilizando. No mercado farmacêutico existem mais de 400 remédios que favorecem essa condição e eles podem ser anti-histamínicos, analgésicos, medicamentos para hipertensão, antidepressivos, descongestionantes e diuréticos.

Imagem de mulher com a mão na boca

Foto: Depositphotos


Existem também doenças e tratamentos que afetam a produção de saliva. Dentre as enfermidades que podem causar esse problema estão a AIDS, doença de Hodgkins, Mal de Parkinson, síndrome de Sjögren e diabetes. A radiação, quimioterapia ou cirurgias de câncer oral, também podem ser justificativas para a boca seca.

Além disso, a xerostomia também está relacionada ao fumo, consumo de álcool, menopausa e até mesmo a idade, isso porque, de acordo com algumas pesquisas, aproximadamente 40% das pessoas com mais de 65 anos apresentam esse problema bucal.

Sintomas da xerostomia

Esta doença não é apenas caracterizada pela boca seca, mas também por outros sintomas que ao se fixarem no organismo por um longo tempo precisa de atenção médica. São sinais da xerostomia a dificuldade de deglutição, lábios rachados, feridas na boca, sabor metálico na boca, mau hálito, paladar reduzido e sensação de secura na garganta e queimação na língua.

Tratamentos caseiros para estimular a salivação e prevenir o ressecamento

  • Beba, pelo menos, dois litros de água por dia;
  • Mastigue chicletes ou chupe balas sem açúcar;
  • Evite tomar bebidas gaseificadas e com a presença de cafeína;
  • Restrinja o consumo de doces, bebidas alcoólicas e o cigarro;
  • À noite, utilize umidificador ou vaporizador  no quarto, eles ajudam a evitar o ressecamento;
  • Bebidas ácidas e alimentos salgados podem piorar a boca seca, por isso, evite-os;
  • Prepare um antisséptico bucal caseiro utilizando 1/4 de colher (de chá) de sal, 1/4 de colher (de chá) de bicarbonato de sódio e um copo de água morna. Misture tudo, bocheche antes de dormir e descarte logo em seguida. Esse método vai auxiliar na remoção dos agentes infecciosos.

Reportar erro