Sódio pode ser um vilão para nossa saúde

Assim como a gordura trans foi, aos poucos, eliminada do consumo das pessoas, o sódio…


Assim como a gordura trans foi, aos poucos, eliminada do consumo das pessoas, o sódio também deveria ser. Presente em praticamente todos os alimentos industrializados, esta substância pode acabar sendo um grande vilão para a saúde quando consumido em demasia.

Os produtos industrializados

Assim como fazíamos com a gordura trans quanto os médicos conseguiram dar destaque aos malefícios dessa substância, devemos sempre observar os rótulos dos produtos antes de consumi-los, estando atentos, dessa vez, ao teor de sódio. O sódio, quando em excesso, pode ser tão prejudicial quanto açúcares e gorduras, mas há um problema. Ele é usado como um conservante dos alimentos e, por isso, produtos industrializados como conservas, congelados, enlatados, molhos, biscoitos, etc. apresentam altos níveis dessa substância. Em média 77% do sódio consumido por um adulto é derivado do consumo de produtos industrializados. Assustador, não? Mas por quais motivos esse mineral faz tanto mal para nós? O que ele causa?

Sódio pode ser um vilão para nossa saúde

Foto: Reprodução

Os malefícios do sódio

Com o grande consumo de sódio, o sangue passa a estar mais concentrado, havendo no corpo, dessa forma, uma necessidade de reter mais líquidos para poder diluir essa concentração, e essa retenção causa o tão desagradável inchaço. Este inchaço também é responsável pelas celulites devido à diminuição da eficiência do sistema linfático.

Além disso, o coração precisa trabalhar muito mais para bombear um sangue que está mais concentrado, mais volumoso. Dessa forma, a pressão arterial sobe, sendo responsável em muitos casos por acidentes vasculares cerebrais, cegueira, infarto agudo do miocárdio, câncer do estômago e insuficiência cardíaca.


Outros problemas relacionados ao consumo do sódio são a desidratação, edema, formação de cálculos urinários e hipertensão.

E os benefícios?

O sódio é, no entanto, uma substância essencial para o corpo, pois regula os líquidos extracelulares e o volume de plasma no sangue, auxilia no controle da contração muscular e na condução de impulsos nervosos. Mas como devemos consumir, então?

Alguns produtos naturais como batatas, grãos, carnes bovina e suína, além do leite e derivados, já possuem o sódio naturalmente, por isso quando ingerimos alimentos industrializados, estamos ingerindo mais sódio do que deveríamos.

Como consumir o sal?

O consumo de sal no Brasil por adultos, segundo estudos, estão entre 4g e 6g, sendo que o recomendado para um adulto durante o dia inteiro é de 2g apenas. Produtos que fazem parte do dia a dia das pessoas, como o nuggets, em apenas 8 unidades já possuem 5,7g de sódio, ultrapassando em muito o valor permitido.


Reportar erro