Sirva como sobremesa essa deliciosa cocada de abacaxi

Saboroso e refrescante, o abacaxi possui uma grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras. Aprenda a preparar uma deliciosa cocada com a fruta


Fruto de uma planta perene nativa da América do Sul, o abacaxi é uma fruta suculenta que, além ser consumida in natura, é um ingrediente no preparo de vários pratos, como sobremesas, coquetéis e sorvetes.

Dentre os inúmeros benefícios proporcionados por esta fruta, destaca-se o seu efeito diurético, pelo fato de ser composta por 85% de água.

Neste artigo, conheça os benefícios do abacaxi e aprenda a preparar uma deliciosa cocada com a fruta.

Sirva como sobremesa essa deliciosa cocada de abacaxi

Foto: depositphotos

Os benefícios do abacaxi

Saborosa e refrescante, o abacaxi possui uma grande quantidade de vitaminas, minerais, fibras e enzimas digestivas. A produção da fruta é favorecida por climas tropicais e os principais países produtores são o Brasil, Costa Rica, China, Filipinas, Índia e Tailândia.

Confira a seguir os benefícios que o abacaxi proporciona ao nosso organismo:

  • Baixo teor de calorias e gorduras

Uma porção de 100 g de abacaxi, o equivalente a uma fatia média, contém cerca de 50 calorias. A fruta também possui quantidades mínimas de proteína e gorduras, mas é rica em fibras solúveis e insolúveis. Em uma porção média de abacaxi, encontramos 1,4 g de fibras.


Por conter muita água e fibras, o abacaxi é uma boa opção para quem deseja perder peso. A dica é comer uma fatia de abacaxi após as refeições, no lanche da manhã ou da tarde.

  • Rico em vitaminas e minerais

O abacaxi contém grande quantidade das vitaminas B1, B2, B3, B6, B9, C e E, além de minerais como o cobre, magnésio, manganês, iodo e potássio.

A vitamina C auxilia na proteção contra os efeitos prejudiciais dos radicais livres, prevenindo doenças a arteriosclerose, cardipatia diabética, inflamações em articulações e alguns tumores.

Já as vitaminas B1 e B6 garantem o bom funcionamento dos músculos, coração, sistema nervoso e sistema imunológico.

  • É diurético

O abacaxi se destaca por ser uma fruta diurética, ou seja, ajuda a eliminar a água do corpo e evita a retenção de líquidos. Por causa dessa propriedade, é recomendado para auxiliar nas dietas de emagrecimento, além de casos de ácido úrico, gota e artrites.

Receita de cocada de abacaxi

Confira a seguir a deliciosa receita do fitoterapeuta naturopata André Resende:

Ingredientes

  • Casca de 1 abacaxi lavado e picado;
  • 2 copos de açúcar cristal ou adoçante culinário;
  • 2 copos de coco ralado, preferencialmente ralado em casa;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

1) Cozinhe a casca do abacaxi na água por 20 minutos e deixe esfriar;
2) Bata no liquidificador, passe uma peneira e misture o açúcar ou adoçante culinário;
3) Leve ao fogo mexendo até engrossar;
4) Misture o coco, deixe dar ponto de cocada e coloque em um vidro.


Reportar erro