Sintomas da gastrite

Gastrite é a denominação dada à inflamação, infecção ou erosão da parede do estômago. Conheça os sintomas deste problema


Gastrite é a denominação dada à inflamação, infecção ou erosão da parede do estômago. Ela pode ser aguda, quando a inflamação surge subitamente; ou crônica, quando vai se estabelecendo aos poucos, podendo durar meses e até mesmo anos.

Entre as causas mais comuns do aparecimento do problema estão a infecção pela bactéria H. pylori, abuso de álcool, uso frequente de anti-inflamatórios, uso de aspirina em doses elevadas e intoxicações alimentares. Os sintomas que ajudam a identificar a gastrite são a dor na boca do estômago, queimação e sensação de bola na garganta.

Os sintomas da gastrite

Os sintomas da gastrite podem ser leves e surgir especialmente ao comer um alimento picante, gorduroso ou após a ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes e café. Já os sintomas da gastrite nervosa aparecem sempre que o indivíduo está ansioso ou estressado. No entanto, ao contrário do que se imagina, a maioria dos indivíduos com gastrite não apresenta sintoma algum.

Confira a seguir quais são os sintomas que ajudam a identificar este problema;

  • Dor de estômago, que se manifesta como uma pontada;
  • Sensação de enjoo ou de estômago muito cheio;
  • Indigestão;
  • Queimação na boca do estômago e azia;
  • Náuseas e vômitos;
  • Perda de apetite;
  • Região do estômago inchada e dolorida;
  • Arrotos frequentes;
  • Dor de cabeça e mal-estar geral.

Quando surgem os sintomas listados acima, o indivíduo deve ir ao gastroenterologista para fazer um exame chamado endoscopia digestiva alta. Este exame visualiza as paredes internas do estômago e verifica se a bactéria H. Pylori está presente.

Nas gastrites erosivas graves, há o sangramento do estômago e o paciente pode apresentar fezes bem escurecidas, pastosas e com odor muito forte, além de vômito de sangue ou material parecido com a borra do café.

Sintomas da gastrite

Foto: Reprodução/ internet


O diagnóstico

Caso sinta dores na região da barriga e do abdômen, procure um especialista e descreva todos os seus sintomas na consulta. O médico avaliará o seu histórico e poderá solicitar alguns exames que ajudarão no momento de determinar qual a causa dos sintomas do paciente.

O especialista poderá solicitar exames para detectar a presença da bactéria helicobacter pylori no estômago, que pode ser feito por exame de sangue ou pelo “exame do hálito”, em que o paciente ingere uma solução líquida.

A endoscopia também costuma ser solicitada pelo médico, além de um raio-X do trato digestório do paciente.

Tratamento da gastrite

Converse com o seu médico e veja se você não toma certos medicamentos que possam causar gastrite. Para tratar a gastrite, geralmente são indicados remédios que diminuam a quantidade de ácido no estômago, como antiácidos, antagonistas H2, inibidores da bomba de prótons (como omeprazol, esomeprazol, iansoprazol, rabeprazol e pantoprazol) e antibióticos.

Os medicamentos mais utilizados para tratar o problema costumam ser Amoxilina, Digestil, Esomeprazol Magnesio, Omeprazol e Pantoprazol. Lembre-se que somente um médico poderá dizer qual é o remédio mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem adequada e a duração do tratamento.

Se não for tratada, a gastrite pode complicar e causar úlceras, sangramento no estômago e, em casos mais graves, até câncer.

Como prevenir a gastrite?

Para evitar o surgimento da inflamação na parede do estômago, recomenda-se não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, não fumar e não utilizar drogas.


Reportar erro