Será que o vinagre de maçã realmente emagrece?

Por Redação

Com mais de 4 mil diferentes qualidades existentes no mundo, a maçã é uma das frutas mais completas e ricas e o vinagre produzido com a fruta, empresta todos os seus nutrientes e propriedades benéficas à saúde, tendo mais de trinta elementos nutritivos fundamentais.

O vinagre de maçã emagrece sim!

O vinagre de maçã emagrece sim!  Use-o e perca medidas principalmente no abdome | Imagem: Reprodução

O vinagre de maçã é tido como uma das armas para vencer os excessos de gordura, especialmente os localizados na região abdominal, esse emagrecedor natural vem sendo utilizado com sucesso por quem tenta perder peso.

Isso porque a maçã contém pectina, a substância que produz a sensação de saciedade e faz com que a pessoa coma menos por sentir menos fome. Ela também evita os picos de insulina e reduz a glicose após uma refeição de carboidratos.

O vinagre de maçã ainda garante outros benefícios à saúde, como: aumentar o metabolismo do corpo; estimular a digestão; reduzir o período de tempo em que a gordura fica no trato digestivo, fazendo com que menos gordura seja absorvida; eliminar toxinas que se alojam no fígado e intestino. Além disso, é altamente diurético! Ajudando na eliminação do excesso de líquidos, também contribui para a manutenção de uma pele saudável, livre de manchas e irritações.

Esse efeito é conseguido tomando-se 1 e 1/2  colher de sobremesa de vinagre de maçã, diluída em 200 ml água, por duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra antes do almoço.

A princípio, se tomado nessas doses e dessa maneira, ele não apresenta contra-indicações, porém, é importante observar bem a dosagem e a frequência, não exagerando, pois o vinagre contém ácido acético, que pode irritar as mucosas das paredes do estômago, causando gastrite ou até úlcera.

Para as pessoas que gostam de consumir produtos mais naturais, ou orgânicos, uma boa ideia é fabricar seu próprio vinagre de modo caseiro e completamente natural. Apesar de ser um processo um tanto lento, a qualidade do vinagre é muito superior e, mesmo com a demora para ficar pronto para consumo na primeira vez que o fizer, o vinagre é simples de preparar.

Aprenda como fazer o vinagre de maçã em casa

Vinagre de maçã

Vinagre de maçã emagrece e tem muitos benefícios | Imagem: Reprodução

  • Lave as maçãs;
  • Coloque-as na centrífuga, reservando o suco, até recolher 1 litro. Pode ser feito no liquidificador também, mas é necessário coar em um pano limpo para que fique bem puro;
  • Junte ao suco, 4 colheres de sopa de açúcar ou 6 de mel e misture bem;
  • Desmanche 2 envelopes de fermento biológico seco (para pão) em um pouquinho do suco e misture ao suco todo. Esse fermento transformará o suco em vinho;
  • Coloque numa vasilha, como uma jarra ou outro que possa ser vedado, mas, atenção: na tampa, seja tampa ou rolha, deve ter uma mangueirinha ligada apenas ao interior da jarra (não precisa encostar no líquido) e a outra ponta, colocada dentro de um copo com um pouco d’água. Essa água vai formar borbulhas, o que mostrará que o fermento está agindo e transformando o açúcar em álcool, o suco em vinho. Essa mangueira na água é para que o gás seja liberado sem que entre ar no processo. Quando acabar esse processo, o que leva em média dois dias, espera-se mais uma semana ou dez dias, abre-se a vasilha e verifica-se se o líquido está muito turvo. Estando, coa-se em um filtro de papel. Coloca-se então, no vinho que se formou, um pouco de vinagre pronto (pode ser de maçã mesmo, comprado em supermercado) e isso transformará o vinho em vinagre. Deixe tampado com uma gaze, pois agora o ar é necessário, chacoalhando de vez em quando. Depois de dois ou três meses, o vinagre estará pronto. Retire 2/3 desse vinagre pronto e acrescente novamente suco de maçã para fazer mais e assim, sucessivamente.

Assista esse vídeo e aprenda mais detalhes sobre seu preparo