Será que o chá de graviola ajuda a combater o câncer?

Segundo relatos e correntes distribuídas pela Internet, o chá das folhas da graviola (annona muricata),…


Segundo relatos e correntes distribuídas pela Internet, o chá das folhas da graviola (annona muricata), árvore frutífera da Guiné Bissau que se tornou subespontânea na Amazônia brasileira, além de utilizado há muitos anos por comunidades indígenas na América do Sul em aplicações diversas, ainda tem propriedades que combatem células malignas de vários tipos de cânceres, sem causar os efeitos colaterais das quimioterapias, como náuseas e prostração, por exemplo. Além disso, agiria de maneira seletiva, atingindo apenas as células nocivas e não as saudáveis com muitas vezes mais potência do que a quimioterapia.

Efeitos ainda em estudo…

Graviola

Graviola | Imagem: Reprodução

Apesar de ser uma ideia maravilhosa e até existirem estudos sobre a anonacina, a substância presente na graviola e que teria poderes anticancerígenos, assim como uma publicação sobre uma pomada à base de graviola patenteada como cicatrizante para feridas causadas por diabetes, herpes labial e genital e por câncer de pele, a confirmação de que as folhas de graviola sejam eficientes neste tratamento ainda não foi confirmada. Portanto, é preciso muita cautela nessa questão, já que, se um paciente de câncer troca o tratamento convencional pelo alternativo, pode acarretar danos, complicações e até o comprometimento fatal da possibilidade de cura.

“A cura do câncer”

Segundo o Dr. Dráuzio Varela, médico conhecido e respeitado no país, no artigo “A cura do câncer”, publicado na Folha de São Paulo, do dia 26 de junho de 2004, deve-se duvidar quando alguém disser que um medicamento foi responsável pela cura desta doença:


“Se um dia você ouvir falar que foi encontrada a cura do câncer, não leve a sério. O que chamamos de câncer é, na verdade, um conjunto de mais de cem patologias que, em comum, têm apenas a célula maligna.

Nunca haverá uma única droga para curar todos os tipos de câncer. O que vai haver é um conjunto de medicações que vai começar a interferir com cada um dos processos de proliferação celular. E isso levará à cura de algum câncer, depois de outro e assim por diante.”

A graviola utilizada em chá  serve para diversas outras doenças, como colesterol alto, doenças cardíacas, diabetes e até para auxiliar no emagrecimento.


Reportar erro