Sementes poderosas para você emagrecer

Já é opinião passada a de que as sementes são apenas comida para passarinho. Hoje…


Emagreça incrementando sua dieta com estas sementes milagrosas

Emagreça incrementando sua dieta com estas sementes milagrosas | Imagem: Reprodução

Já é opinião passada a de que as sementes são apenas comida para passarinho. Hoje em dia, elas são poderosas aliadas na dieta para perder peso além de serem muito benéficas para a saúde. Sementes são ricas em fibras, logo, as pessoas que desejam emagrecer têm a dieta beneficiada, pois as fibras proporcionam o bom funcionamento do intestino, limpam e desincham o corpo. Ainda na bagagem de benefícios das sementes vem a possibilidade de limpar as artérias e reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).

Algumas sementes que ajudam a emagrecer

Alpiste

O alpiste não é somente alimento para pássaros, mas para seres humanos também. Seu alto teor em proteínas, hidrato de carbono e vitaminas E e B1 além das fibras, ajudam a manter o corpo saudável e limpo. Para aquelas pessoas que não comem carnes, o alpiste substitui, já que tem muita proteína. Essa semente ajuda no aceleramento do metabolismo, digerindo bem os alimentos e acelerando os processos intestinais.


Gergelim

O gergelim contém muitas fibras em sua composição, logo, o intestino funciona bem e a sensação de saciedade se mantém por bastante tempo. Essa semente também tem cálcio, atuando na lipólise (quebra de gorduras) e na inibição da lipogênese (armazenamento do tecido adiposo). Essas sementes podem ir da cor branca à preta e têm grande quantidade de proteínas, carboidratos, lipídios e gorduras, além de cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Tenha cuidado para consumir o gergelim com moderação, pois suas fibras são insolúveis e quando consumidas em excesso podem irritar as paredes do intestino. Consuma duas colheres de sobremesa ao dia, polvilhando frutas, saladas, suco ou no preparo de bolos, pães e tortas.

Soja preta

A farinha da soja preta tem alto poder emagrecedor, além de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) em 60%, de acordo com pesquisas realizadas numa universidade da Coreia do Sul. A casca da soja preta contém antocianinas, um fitoquímico poderoso que age nas células que acumulam gorduras queimando-as. Essa semente também contém fibras que garantem a sensação de saciedade por mais tempo e regulam o intestino. É indicado consumir 15 gramas da soja preta por dia, o que equivale a duas colheres de sopa. Vale polvilhar iogurtes, frutas, vitaminas ou em pães e bolos. Atenção: as pessoas que sofrem com problemas renais devem evitar a soja preta por ela conter uma quantia significativa de magnésio e isso pode ocasionar o acúmulo de cálcio, logo, formam-se os cálculos renais.

Aprenda a fazer a farinha de soja preta a seguir!

  1. Coloque 200 gramas do grão de soja preta em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido.
  2. Deixe os grãos torrarem em temperatura baixa por 20 minutos.
  3. Retire do forno e deixe esfriar para poder batê-los no liquidificador até que vire uma farinha semelhante à de amendoim.
  4. Guarde a farinha em um vidro com tampa e abrigue-o longe da luz e do calor, pode ser na geladeira e tem duração de uma semana.

Reportar erro