Sem tabu: tire suas dúvidas sobre as incômodas hemorroidas

Os principais sintomas da doença são prolapso das veias e sangramento, especialmente durante a evacuação


Não é difícil de encontrar alguém que sofra com os incômodos causados pelas hemorroidas e tenha abertura para falar sobre o assunto. Isso é um dos fatores que faz com que muita gente guarde muitas dúvidas sobre o assunto. Muitas delas só são sanadas em casos onde a doença apareça, obrigando o paciente a procurar um médico.

Mas, antes de começar a prestar alguns esclarecimentos sobre o assunto é preciso que fique claro que todas as pessoas nascem com hemorroidas, pois elas fazem parte da anatomia do ser humano. Elas são classificadas como vasos que irrigam a região do reto e ânus.

Aparecimento da doença

Quanto a doença hemorroidária aparece as veias que ficam dentro do ânus ou do reto se dilatam, provocando prolapso ou saída das hemorroidas para fora do ânus, sangramento, coceira ou prurido, saída de muco e dor. Os principais sintomas da doença são prolapso das veias e sangramento, especialmente durante a evacuação.

Sem tabu: tire suas dúvidas sobre as incômodas hemorroidas

Foto: depositphotos

De acordo com o proctologista Marcos Hyppolito, a principal causa para o aparecimento da doença é a hereditariedade ou predisposição familiar. “Pacientes obesos, constipados ou com prisão de ventre e grávidas têm maior incidência devido a um aumento da pressão abdominal”, explica.

Além do mais, as pessoas com problemas de constipação, o frequente ato de fazer força demasiada para conseguir ir ao banheiro associado a hereditariedade também estão propícios ao surgimento da doença hemorroidária.

Formas

A doença pode se manifesta de duas formas: interna ou externamente. As primeiras localizam-se no interior do reto e apresentam sintomas quando dilatadas como sangramento e prolapso, enquanto que as externas ficam ao redor do ânus, por isso são mais visíveis e tem aspecto de varizes de coloração escura quando trombosadas por conter sangue coagulado em seu interior.


Conhecendo mais sobre as hemorroidas

A falta de diálogo sobre o assunto acaba por provocar diversos equívocos em relação ao tratamento da doença, segundo alerta o proctologista. “Isso ocorre porque existem práticas e hábitos alimentares que podem agravar o quadro da doença hemorroidária já existente, porém não são capazes de, por si só, desenvolverem o problema”, Hyppolito.

Para tentar acabar com boa parte das dívidas que circundam o tema, o médico elenca alguns fatores que devem ser levados em consideração:

Ficar sentado muito tempo no vaso sanitário favorece o surgimento da doença hemorroidária?

O ato em si não causa o problema. No entanto, o hábito é comum em pessoas que sofrem de prisão de ventre e ao ficarem muito tempo em uma mesma posição fazendo força para evacuar, acabam aumentando a pressão sobre as veias hemorroidárias. “Se a pessoa tiver bom funcionamento intestinal, nada acontecerá se passar horas nesta posição. O problema é imprimir força excessiva durante tempo prolongado”, afirma.

Sexo anal pode provocar o surgimento do problema?

Não há estudos que apontam que a prática seja fator desencadeante da doença. O que acontece é que a penetração pode causar microtraumas e fissuras na região, porém isto não significa que seja o fator causador da doença. “É importante usar preservativo – não apenas para prevenção e transmissão de doenças – e tomar os devidos cuidados durante o sexo anal”.

Tomar pouca água e dietas pobres em fibras

Pessoas que ingerem pouca água diariamente ou possuem dieta pobre em fibras tendem a apresentar com mais facilidade o problema, pois terão maiores dificuldades na confecção do bolo fecal e posterior evacuação. Por isso, adotar dieta equilibrada e rica em fibras associada à ingestão de água com frequência é a primeira dica para evitar o problema.

Exercícios físicos

Alguns tipos de atividades podem sim agravar o problema. Exemplos são andar de bicicleta ou a cavalo e exercícios intensos de levantamento de peso. “Isto ocorre porque essas ações exercem compressão sobre a região promovendo aumento da pressão nas veias da região anal”, informa Hyppolito.

Doença hemorroidária causa câncer?

Uma doença hemorroidária nunca irá evoluir para um câncer, explica o médico, porém, ele alerta que o sangramento, uma das consequências da doença, é um sintoma similar ao encontrado nos casos de câncer do reto e ânus. Por isso, é importante ir atrás do diagnóstico correto, procurando atendimento médico especializado.


Informar erro