Seleção de remédios caseiros para coceiras nos olhos

A coceira nos olhos é muito incômoda, não é? Conheça remédios caseiros muito eficazes no tratamento desse problema da região ocular


A coceira nos olhos é um sintoma bastante incômodo e pode ocorrer por diversos fatores. Irritações, bactérias ou mesmo ressecamento podem causar a coceira. Porém existem vários remédios encontrados na natureza que ajudam muito a melhorar esse sintoma. Conheça-os!

Homem coçando os olhos

Foto: Depositphotos

Aloe vera

Tido como um dos remédios mais agradáveis para aliviar a sensação incômoda da irritação nos olhos, o suco de aloe vera ajuda também no combate das olheiras e inflamações na região ocular. Para fazer uso, basta congelar o gel da planta e bater com água fria, aplicando a mistura nos olhos com ajuda de um algodão. É importante ter o cuidado para não deixar a substância entrar em contato com o globo ocular.

Óleo de rícino

Para inflamações na região dos olhos, o óleo de rícino é muito indicado devido às suas poderosas propriedades anti-inflamatórias. Essas propriedades ajudam também na redução do inchaço e irritação dos olhos, melhorando o sintoma incômodo da coceira. Para usar, aplique no olho irritado uma gota do óleo de rícino 100% puro com um conta gotas esterilizado.

Pepino

Costumeiro nos SPAs, o tratamento ocular com pepino é bastante popular. Ele tem propriedades calmantes que ajudam a melhorar as irritações nos olhos, eliminando a coceira e o ardor na região. Para fazer seu uso, basta cortar duas rodelas do pepino, mergulhar em água fria com gelo e deixar gelar por 10 minutos, depois é só colocar sobre as pálpebras fechadas e deixar agir por 5 minutos.

Ulmeiro

Erva bastante usada na América do Norte, ulmeiro é um ótimo adstringente que ajuda a combater o inchaço nos olhos. Para usar é preciso fazer uma infusão da planta (1 colher de sopa do pó de ulmeiro para 1 xícara de chá de água fervida; coe três vezes com filtro descartável de café), refrigerá-la e embeber num pedaço de algodão que será aplicado como compressa sob o olho afetado.


Atenção para não deixar entrar além das pálpebras!

Batata

Com propriedades anti-inflamatórias e adstringentes, a batata é um ingrediente muito eficaz no tratamento contra irritações nos olhos. Basta ralar uma batata e colocar os pedacinhos em cima do olho afetado (na pálpebra), deixando agir por alguns minutos.

Cuidado para não ter contato direto com o olho.

Cúrcuma

O chá de cúrcuma pode ser usado para reduzir inflamações nos olhos. Seu preparo é simples, basta adicionar uma colher de sopa do pó da erva em 2 xícaras de água fervente. Deixe esfriar, coe com filtro de café três vezes e aplique sob o olho afetado com ajuda de um pedaço de algodão. Essa planta é rica em propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Semente de coentro

A infusão das sementes de coentro ajuda no combate à coceira nos olhos causada pelo ressecamento desses. Para fazer, adicione uma colher de sopa das sementes em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão até esfriar, coe e lave os olhos com o chá.


Reportar erro