Seleção de chás para acabar com as dores nos pés

Um escalda pés é uma ótima dica para quem sofre com dores nessas regiões do corpo, pois refresca e estimula os pés


A rotina das pessoas está ficando cada vez mais exaustiva, as deixando sem tempo para praticar exercícios, relaxar e cuidar da saúde. Umas das partes do corpo que mais sofre com essa correria diária são os pés. Enquanto está acordado, você passa aproximadamente 80% do tempo apoiado sobre os pés. Isso significada dizer que a cada dia, eles absorvem dois milhões de quilograma-força de pressão acumulada, esse número tão grande provoca, de vez em quando, dores nos pés.

Além desse caso, o desconforto nessa parte do corpo pode ser provocado por sapatos apertados, artrite, diabetes, má circulação, infecção fúngica, calosidades, unha encravada etc. Caso os incômodos surjam com frequência, se você tiver dificuldade de dar os primeiros passos de manhã, ou até mesmo se nas áreas afetadas apresentam inchaços ou mudança de cor, o indicado é procurar um médico ortopédico ou um podólogo. Mas se as dores só aparecem casualmente, alguns tratamentos caseiros podem ser feitos a fim de eliminar esses problemas.

Seleção de chás benéficos para acabar com as dores nos pés

Foto: Pixabay

Escalda pés para eliminar as dores

Água quente e fria

Pegue duas bacias e adicione em uma delas água fria e na outra água quente, de preferência com o máximo da temperatura que você suportar sem incômodo. Sente-se em uma cadeira e coloque os pés na água fria, depois de cinco minutos troque para o recipiente de água quente. Repita esses movimentos várias vezes.

A ideia desse escalda pés é refrescar e estimular essa região do corpo. Os vasos sanguíneos presentes nessa região irão se dilatar e se contrair, alternadamente, estimulando assim a circulação.


Óleos ou chás

Outras dicas de escalda pés são com a utilização de óleos essenciais ou chás. Ambas as receitas servirão para contrair os vasos sanguíneos, reduzir as dores e provocar a sensação de relaxamento.

Para isso, encha uma bacia de água quente e adicione duas gotas de óleo de hortelã, quatro de óleo de eucalipto e mais quatro de óleo de alecrim. Depois da mistura é só colocar os pés em imersão e deixar o corpo relaxar por 10 minutos. Caso você não possua nenhum dos óleos em casa, faça uma xícara de chá de hortelã bem forte e coloque junto a uma bacia com água quente. Depois é só descansar com os pés dentro do recipiente.

Bolsa de gelo para o calcanhar

Se as dores nos pés vierem exatamente do calcanhar pode ser que sejam os sinais de alguma inflamação. Para tratar é indicado aplicar uma bolsa de gelo no calcanhar dolorido e deixar agir por aproximadamente 10 minutos. Repita esse processo, por pelo menos três vezes ao dia. Deste modo, você garante resultado ainda mais eficazes e rápidos.

Outras dicas

  • Fazer massagem na região dos pés é uma excelente dica para quem sofre com dores nessas áreas. Você pode comprar em lojas de produtos naturais, um cilindro especialmente para fazer essa massagem ou, se preferir, pode passar o pé descalço em uma bola de tênis em movimentos de vai e vem por alguns minutos;
  • Exercitar os pés também é um a boa! Para isso, espalhe alguns lápis no chão e tente pegá-los usando os pés. Essa prática vai ajudar a aliviar as dores. Outro exercício para eliminar os incômodos nos tendões é ficar a um metro de distância de uma parede, apoiar as mãos nela e mover a perna direita para frente, ficando com o joelho dobrado, enquanto a esquerda fica esticada. Mantenha a posição por 10 segundos e depois repita o procedimento trocando de lado;
  • Usar tênis de corrida, mesmo sem sair para correr, é ideal para prevenir o surgimento dessas terríveis dores. Pois, esses tipos de sapatos possuem amortecedores e dão suporte para a arcada dos pés. Outros exemplares de sola grossa também podem ser uma boa opção.

Reportar erro