Seguindo essas 7 dicas você se livra do vício em chocolate

O chocolate, diferentemente de outros doces, possui substâncias que viciam, mas podem ser enganadas com alguns truques saudáveis


Não é difícil encontrar alguém que não consiga passar um dia sem comer chocolate. Se consumido com frequência, o chocolate pode acarretar no aumento do peso e, consequentemente, contribui no surgimento de inúmeras complicações de saúde.

Além de questões emocionais que podem resultar no vício em chocolate, esse doce é rico em triptófano, que vicia! Essa substância promove a liberação da serotonina e anandamida, hormônios que nos causam uma intensa sensação de prazer e bem-estar. Por este motivo não é difícil compreender o chocólatra.

Segundo um estudo realizado pelo canal BBC Two – canal alternativo da BBC, formado por programas educativos – observou-se que ao comer chocolate, o ser humano começa a ficar com coração mais acelerado e tem a atividade cerebral expandida. Portanto, esse doce é um estimulante natural.

Seguindo essas 7 dicas você se livra do vício em chocolate

Foto: depositphotos

Além de tudo, o chocolate é muito rico em açúcares, o que torna a iguaria ainda mais viciante. Ao comermos grandes porções de açúcar, acontecem os picos de glicose no nosso sangue – ou seja, o nosso corpo gera mais insulina para tentar baixar os níveis da glicose.

O problema é que, logo após esse processo, esse índice cai bruscamente, causando no corpo uma sensação de fadiga. O que gera, no final, mais vontade de comer mais chocolate!

Mas como parar de comer chocolate compulsivamente? Separamos 7 dicas que vão te ajudar a vencer o vício e ter uma vida mais saudável. Confira:


1 -Pergunte-se: “estou realmente com fome?”

Muitas vezes usamos a desculpa da fome para atacarmos o chocolate e diversos outros doces. Mas repense. Pergunte-se: “eu estou com fome?”, “eu realmente preciso comer porcaria agora?”. Identificar que não existe fome, é o primeiro passo para não ceder a todos os desejos.

2 – Não dê corda ao desejo

Tente não se imaginar comendo. Tente se distrair. Antes de comer uma caixa inteira de chocolate reserve uns minutinhos para beber um belo copo de água ou dar uma volta na rua.

3 – Beba algo quente

Preparar e consumir uma bebida quente – como uma xícara de chá de ervas – costuma demorar um pouco, e essa espera estimula o nervo vago – o que ajuda a gerenciar a digestão e pode diminuir seus impulsos.

4 – Coma com frequência

Fazer refeições menores e mais regularmente ajudam o corpo a não armazenar gordura; mas também estabilizam os níveis de açúcar, o que reduz o desejo por doces.

5 – Tome café da manhã

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia. Deixar de tomar café da manhã provoca a queda nos níveis de açúcar, falta de energia e desejo por doces logo pela manhã.

6 – Coma proteína nas refeições

A proteína também ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Aveia, nozes, sementes, legumes, ovos, peixes, carnes magras etc. Produtos derivados da soja são opções de alimentos ricos em proteína e com baixo teor de gordura.

7 – Permita-se, sem exageros!

Se você se perguntou se estava mesmo com fome e a resposta foi “sim”; se já seguiu todas essas dicas e, mesmo assim continua desejando chocolate, permita-se. Mas sem exageros! Vá com calma, diminuindo as doses diárias. Não se culpe se houver algum deslize. Levante-se, e siga em frente com esses conselhos!


Reportar erro