Se surpreenda com essa deliciosa torta de banana com cacau

A receita tem como ingrediente principal a banana, mas também leva chocolate, biscoito, chantilly e cacau em pó. Confira


Preparar uma sobremesa que aguce o paladar de muita gente não é uma tarefa muito difícil de ser cumprida. Além do mais, não representa um sacrifício, sobretudo para quem gosta de oferecer pratos deliciosos para os familiares e convidados. Sendo assim, a sugestão é preparar uma deliciosa torta de banana com cacau.

Como já deu para perceber, a banana é o ingrediente principal desse prato que, só em imaginar, já dá até água na boca. Antes de conhecer o passo-a-passo do preparo, conheça um pouco sobre os benefícios da banana.

Benefícios da banana

A banana é conhecida por ser uma fonte de energia instantânea. Isso mesmo: ela pode chegar a fornecer cerca de 90 calorias de uma só vez. Além disso, a banana ainda carrega na sua lista de componentes vitaminas dos complexos A, B e C, fibras, potássio, manganês, cálcio, magnésio, cobre, ferro e ácido fólico.

Sobremesa. Se surpreenda com essa deliciosa torta de banana com cacau

Foto: depositphotos

Ela ainda carrega compostos antioxidantes, que ajuda no retardo ao envelhecimento das células e serotonina, usada para relaxar e trazer bom humor.

Para a saúde, a fruta pode atuar na regulação do intestino, redução da pressão arterial, combate a depressão, cãibras musculares e, para os adeptos aos regime, ela também inibe o apetite, fortalece os ossos, auxilia na saúde da visão.

Torta de banana com cacau

Agora sim! Veja como preparar a receita.

Ingredientes

Base

– 450 g biscoito tipo maisena;
– 180 g margarina sem sal.

Banana flambada

– 2 colheres (de sopa) de açúcar;
– Meia colher (de chá) de canela em pó;
– 1 colher (de sopa) de margarina;
– 1 colher (de sopa) de suco de limão;
– 2 colheres (de sopa) de conhaque;
– 3 unidades banana nanica.


Creme de chocolate

– 300 g chocolate ao leite;
– 200 g creme de leite;
– 1 colher (de sopa) de cacau.

Cobertura

– 500 g creme de leite fresco;
– 4 colheres (de sopa) de açúcar;
– 2 colheres (de sopa) de cacau em pó para decorar.

Modo de preparo

Com todos os ingredientes em mãos, o primeiro passo para preparar a torta é fazer a base. Para isso você vai precisar processar os biscoitos até obter uma farofa. Para isso você pode utilizar o processador de alimentos ou o liquidificador. Feito isso, derreta a manteiga e misture com a farofa até formar uma massa.

Pegue uma forma de alumínio com o fundo removível e forre com a massa de biscoitos. A forma deve ter a medida de 25 cm x 6 de altura. Feito isso, o passo seguinte é levá-la para o congelador, por duas horas.

Enquanto a base fica descansando no congelador, você já pode ir adiantando o preparo do creme de chocolate. Com ajuda de uma panela, corte o chocolate em pedaços menores e coloque na panela. Em banho-maria, derreta todo o chocolate. Assim que o chocolate estiver todo derretido, acrescente o creme de leite e misture bem. Deixe esfriar um pouco na geladeira.

Depois de cumprida mais essa etapa no preparo da sobremesa, agora, a hora é de flambar as bananas. Para isso você precisa descascar todas elas e cortá-las em rodelas. Em uma frigideira grande, derreta a margarina em fogo médio, colocando as bananas em seguida. Misture o açúcar e a canela, polvilhe sobre as bananas e deixe até derreter o açúcar. Acrescente também, o suco de limão.

Para flambar, coloque o conhaque em uma concha, logo em seguida, aqueça-o sobre a chama do fogão. Com cuidado, incline a concha levemente para fazer com que o fogo se propague pela bebida. Quando notar o fogo no conhaque, despeje sobre as bananas e deixe flambar até que todo o álcool seja evaporado.

Cumprida todas essas etapas, chegou a hora de montar a torta. Pegue a forma com a base e despeje a ganache de chocolate. Arrume as bananas flambadas por cima do ganache. Logo em seguida, pegue e bata o creme de leite fresco (ou nata, ou creme de leite em lata bem gelado e sem o soro) com o açúcar até o ponto de chantilly.

Despeje esse chantilly sobre as bananas flambadas e, para finalizar polvilhe o cacau em pó. Depois de montar toda a torta, leve-a de volta para a geladeira e deixe por cerca de uma ou duas horas, antes de levar à mesa para servir. Lembrando que a sobremesa é servida gelada.


Informar erro