Sândalo – Benefícios e propriedades

O Sândalo, de nome científico Santalum álbum, é uma árvore origninária do Sudeste Asiático, pertencente…


O Sândalo, de nome científico Santalum álbum, é uma árvore origninária do Sudeste Asiático, pertencente à família das Santalaceae e é também conhecido como sândalo branco ou sândalo indígena. Trata-se uma planta medicinal cuja madeira é aromática e bastante útil para esculturas, dela também é possível extrair óleos vegetais essenciais, estes óleos são voláteis e muito usados na área da perfumaria.

Sândalo

Foto: Reprodução

Há espécies da árvore sendo cultivadas em diversos lugares do mundo e também recebem o nome de “Sândalo”, contudo estas não se aproximam muito da original vinda da Índia que produz a melhor madeira e os melhores aromatizantes. Lá a árvore é considerada sagrada e declarada pelo governo como propriedade nacional sendo assim proibido o seu corte, tendo em vista sua preservação. Só é permitido que uma árvore de sândalo seja cortada quando ela completa 30 anos, que é quando começa naturalmente a morrer. O curioso é que ela leva o total de 25 anos para que seu tronco atinja uma espessura de apenas 6 cm.

Benefícios

Além de possuir uma ótima madeira e dar excelentes óleos aromáticos, o sândalo ainda atua como planta medicinal podendo contribuir como um tratamento alternativo para diversas doenças como as do trato urinário, bronquite e até mesmo problemas de pele. O sândalo possui um efeito calmante e refrescante para o corpo e é bastante utilizado em sessões de meditação como incenso ou óleo aromatizante, além de poder ser utilizado em loções pós-barba, perfumes e água de colônia.


Internamente, o sândalo atua no tratamento da: bronquite, tosse, tuberculose, garganta inflamada (sendo aplicado na parte externa para poder promover a sensação de alívio), infecção urinária, cólera, úlcera, cistite crônica, inflamação dos rins e fadiga. O sândalo também pode ser de grande ajuda para as mulheres que não conseguem ter filhos, atuando sobre o sistema reprodutor e combatendo a infertilidade. É importante ressaltar que o óleo essencial não se usa internamente a não ser em dosagens muito pequenas e recomendadas por um profissional.

Externamente, o sândalo atua como uma espécie de hidratante natural evitando que os lábios e a pele fiquem ressecados, além de ser um ótimo combatente à acne. A gonorreia também pode ser combatida com o uso desta planta.

Propriedades

Aromática (aproveitada na forma de óleo essencial para perfumar o ambiente), calmante (podendo ser usada em casos de ansiedade), antimicrobiana, adstringente, desinfetante, antisséptico (útil na limpeza de ferimentos), fixadora, diurética (atuando sobre o sistema urinário), expectorante (evitando a tosse e liberando secreções), sedativa, tônica, carminativa e refrigerante.


Reportar erro