Salmão é o verdadeiro rei dos mares

É fato que os peixes são alimentos essenciais na dieta de indivíduos que prezam por…


É fato que os peixes são alimentos essenciais na dieta de indivíduos que prezam por hábitos saudáveis. Ricos em vitaminas e fontes de proteína, eles são responsáveis por controlar o funcionamento do coração e até previnem o câncer.

Salmão é o verdadeiro rei dos mares

Foto: Reprodução

Mas dentre tantas opções de espécies é possível eleger a mais benéfica. Conhecido como o rei dos mares, o salmão apresenta quantidade significativa de vitaminas, sais minerais e gorduras que só melhoram o funcionamento do organismo.

Nutrientes e benefícios do salmão

Vitaminas

O peixe é rico em vitaminas D, E e A, que é a responsável por proteger todas as partes do organismo que precisam de mucosa, como os olhos, nariz e boca. Mas não é só, os benefícios do salmão estão principalmente relacionado aos sais minerais que ele carrega.

Magnésio

A fama de ser o peixe antiestresse está ligada a quantidade de magnésio que o salmão carrega. O sal ajuda na função metabólica estimulando enzimas que são essenciais para a produção de energia e, portanto, evita a fadiga.

Potássio

A quantidade de potássio presente no salmão é essencial para regular a quantidade de água dentro do coração e reduzir a pressão arterial. Além disso, o mineral também contribui para a memória e raciocino rápido.


Cálcio

A principal ação do cálcio é relacionada à prevenção da osteoporose, mas, além de deixar ossos e dentes fortes, o mineral presente no salmão também é responsável por estímulos ao sistema cardiovascular e ao sistema nervoso.

Fósforo

Além de, assim como o cálcio, contribuir para dentes e ossos fortes, o fósforo encontrado no salmão ainda ajuda o organismo a digerir gorduras e amidos contribuindo para o fornecimento de energia ao corpo.

Selênio

Conhecido por suas ações antioxidantes, o selênio combate o envelhecimento celular precoce e, portanto, é considerado um nutriente que previne o câncer.

Além dos sais minerais e das vitaminas, o salmão é rico em ômega 3, uma gordura essencial ao funcionamento do coração e que torna o peixe o rei dos mares em termos de benefícios.

Ômega 3

O ômega 3 presente no salmão é um ácido graxo, ou seja, uma gordura boa (colesterol HDL) que evita o acúmulo de gordura ruim (colesterol LDL) nos vasos sanguíneos e, portanto, diminui as chances de infartos, derrames e hipertensão.

Mas não é só. Um estudo feito na Universidade de Harvard comprovou que o ômega 3 tem benefícios específicos para as mulheres. Nos testes, mulheres que mantinham uma alimentação rica em ácidos graxos diminuíam as chances de desenvolver endometriose, doença que causa dor e infertilidade.


Reportar erro