Saiba se sua pele está envelhecendo antes da hora

A idade da nossa pele nem sempre está ligada à idade. Alguns fatores relacionados podem fazer com que ela envelheça antes do tempo


Envelhecer é algo natural. Mas, nem por isso, grande parte da humanidade se conforma. Prova disso são os milhares de dólares gastos em pesquisas cientificas para o desenvolvimento de cosméticos e medicamentos que possam ser capazes de, pelo menos, tardar os sintomas do envelhecimento.

Muitas descobertas revelam que a idade da nossa pele nem sempre está ligada à idade. Alguns fatores relacionados podem fazer com que ela envelheça antes do tempo.

Como você cuida da sua pele? Será que já é hora mesmo de ter algumas rugas na testa? Ou sua pele está dando sinais de cansaço antes do tempo? Descubra algumas evidências do envelhecimento acelerado.

Saiba se sua pele está envelhecendo antes da hora

Foto: depositphotos

Rugas nas bochechas

Quando nos expressamos é natural darmos vários contornos à pele do nosso rosto. Mas, é preciso ficar atento, aos sinais precoces de envelhecimento. A região das bochechas é bem sensível a isso.

Se você notar linhas finas e rugas já aos vinte ou trinta anos é sinal de que é preciso procurar ajuda médica, pois as células podem estar envelhecendo rápido demais. Isso acontece pela perda de colágeno, que evidencia outros sinais mais comuns no rosto, como os famosos pés de galinha e o bigode chinês.

Olhos caídos

Outra região do rosto bem sensível ao envelhecimento são os olhos. Eles denunciam logo quando as pálpebras móveis, que ficam acima dos olhos começam a cair. Outra característica são as formações de bolsões e olheiras.


Uma forma fácil de descobrir o sintoma do envelhecimento precoce nos olhos é a sua dificuldade na hora de se maquiar, pois a flacidez da pele ao redor deles faz com que a aplicação dos cosméticos seja dificultada. De acordo com o dermatologista Dr. Jardis Volpe, a cada 10 anos a pele que contorna a região fica 6% mais fina.

Manchas de sol

Apontado como um dos grandes vilões do envelhecimento precoce, o sol é sem dúvida um agente acelerador da velhice epitelial. Por isso, se você desenvolveu manchas na pele causadas pela intervenção solar entre os 20 e 30 anos, é possível que você venha a sofrer com a morte das células nessa região.

A dermatologista Claudia Marçal da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia afirma que “indícios como as manchas solares são um importante sinal de alerta dos danos cumulativos do sol”.

De olho no Pescoço

Mais do que a sustentação da nossa cabeça, o pescoço tem uma função de denunciar a velhice antes da hora. Isso acontece, pois a região tem pele fina, com pouca hidratação e que sofre muito com os movimentos.

Para o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., um sinal evidente de que você pode sofrer com os sinais de envelhecimento é observar as cores dele. Se uma região do pescoço está com uma coloração diferente pode ser uma evidência da precocidade da morte das células.

Sensibilidade a flor da pele

Sua pele do rosto está sensível demais nos últimos anos? Isso também pode ser um alerta de que o envelhecimento precoce chegou para você. “Essa sensibilidade, que pode vir conjuntamente com coceira, também é um presságio importante de que alguma coisa na sua rotina de beleza não está em ordem”, explica a o dermatologista Dr. Jardis.

Por isso é importante ficar de olho nos sinais sutis, mas importantes que a sua pele apresenta ao longo da vida, principalmente se você ainda está na casa dos 20 ou 30 anos, período em que é muito cedo para você apresentar alguns desses sintomas que escrevemos acima.


Reportar erro