Saiba quais são os benefícios do vinagre de arroz para sua saúde

Conheça o vinagre de arroz e saiba quais são os benefícios que pode-se obter a partir de seu consumo


O vinagre de arroz, muito comumente usado na culinária japonesa, é um alimento saboroso que conta com benefícios à saúde, e é fabricado por meio de um processo semelhante ao de preparo do vinho de arroz, também bastante comum na cultura oriental. O processo é de fermentação do vinho de arroz, que faz com que as bactérias acrescentadas tornem o álcool um vinagre de arroz.

Quais são os tipos de vinagre de arroz?

Apesar de conhecermos mais comumente o arroz branco, existem muitos tipos de arroz e deles podem ser feitos diferentes vinagres. A levedura do arroz vermelho, por exemplo, é usado para fazer o vinagre de arroz vermelho, comumente usado para o preparo de molhos, e o vinagre de arroz preto é feito do arroz glutinoso. Há ainda o arroz marrom, cujo vinagre é feito a partir do arroz polido que, supostamente, é mais rico em nutrientes. Por fim, o tradicional arroz branco cujo vinagre fica levemente amarelado, ou até mesmo incolor. Este é o mais popular e usado, inclusive, no Brasil.

Imagem de grãos de arroz

Foto: Pixabay

Benefícios

O vinagre feito do arroz integral apresenta uma quantidade cinco vezes maior de aminoácidos do que os outros vinagres. Além de ser um excelente tempero para saladas e pratos diversos, o vinagre de arroz branco tem aminoácidos, responsáveis por fortalecer o sistema imunológico de forma natural, além de combater a ação dos radicais livres, combater o colesterol alto e evitar o acúmulo de gordura.

Outro benefício bastante significativo do vinagre, é o equilíbrio da acidez na corrente sanguínea, ajudando, portanto, a reduzir a quantidade de ácido lático no organismo. Esse, quando em excesso, pode trazer a sensação de cansaço excessivo e cãibras musculares.


Atua como um cicatrizante natural para queimaduras, cortes superficiais, picadas de insetos e acnes, pois atua como um estimulante para a regeneração da pele e para a circulação do sangue. Melhora o funcionamento do sistema digestivo, estimulando a capacidade de absorção de nutrientes do corpo.

Remédio de ovo

O vinagre é usado no Japão para a produção de um medicamento natural bastante usado há muitos anos. Esse medicamento, acredita-se, era usado por samurais e outros para que pudessem ter uma renovação de suas forças e poder, assim como uma vida longa e saudável.

O remédio consiste na imersão do ovo cru inteiro, com casca e tudo, em um copo de vinagre de arroz. Segundo a receita, o ovo fica imerso por sete dias, e será dissolvido completamente, com exceção da membrana transparente que fica dentro do ovo, que deverá ser retirada da mistura.

Depois, basta consumir esse medicamento três vezes ao dia em receitas ou em colheradas.


Reportar erro