Saiba para que serve a fruta noni

Por Redação

Saiba para que serve a fruta noni

Imagem do noni | Imagem: Reprodução

Originária do sudeste asiático, a Morinda Citrifolia, conhecida como noni, dá um fruto com o qual se produz o suco de noni, que vem sendo mais e mais consumido no Brasil, devido às suas propriedades benéficas à nossa saúde. Aqui,em nosso país, ainda não há cultivo do noni, inclusive, quase ninguém a conhece! Mas o suco produzido na América do Norte, principalmente Estados Unidos, vem sendo importado e comercializado por aqui. Além do mais, na Amazônia peruana a planta vem sendo cultivada, então, é provável que, em breve, ela se torne mais popular. Dizem, os raros privilegiados que puderam ver e experimentar a fruta verde e parecida com a fruta-de-conde, que ela não tem cheiro nem sabor agradáveis, se consumida in natura!

Já o suco, é acrescido de suco de blueberry (ou cranberry), uma frutinha vermelha, parecida com a groselha, que tem poderes medicinais também, como no tratamento de cistite; e também com o suco de uva, que é poderoso antioxidante, entre outras coisas. Essas frutas tem seus benefícios confirmados através de diversos estudos, ao contrário do tão afamado suco de noni, que ainda não teve seus efeitos confirmados  cientificamente, apesar de ter se tornado um dos mais procurados por aqui e em vários lugares no mundo.

O suco não possui contra-indicações, por isso, vale a pena continuar seu consumo, esperando que suas propriedades benéficas se confirmem, já que a uva e o blueberry podem garantir várias propriedades importantes!

Estas são algumas das  propriedades que o suco promete

  • Tem betacaroteno, que é precursor da vitramina A e acubina, com propriedades antibióticas;
  • Tem ômega 6 e óxido nítrico, que melhora a oxigenação e a memória;
  • A fruta também é rica em vitamina C;
  • Tem escopoletina, substância antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, que dilata os vasos sanguíneos e baixando a pressão arterial.

Veja como é preparado o suco, quando encontrar a fruta à venda

– Cortar dois frutos de noni maduros (ele é mole e tem cor amarelada) e bem lavados, em rodelas. Colocar no liquidificador, com meio litro de suco concentrado de uva e bater no modo pulsar, para que as sementes não sejam quebradas. Passar em peneira e juntar mais meio litro de suco de uva, batendo novamente, dessa vez do modo normal. Beber 100ml, 2 vezes ao dia, pode ficar na geladeira por até 5 dias.