Desvende os benefícios do chá de acácia-falsa

Muitos desconhecem as possibilidades por trás dessa planta de flores exuberantes. O chá acácia-falsa age principalmente no sistema digestivo


Antes de descobrimos como funciona a acácia-falsa (Robinia pseudoacacia) – ou acácia-bastarda, iremos desvendar suas origens. Diferentemente da acácia (verdadeira) oriunda do continente africano, a considerada “falsa” é nativa do sudeste dos Estados Unidos.

Por ser muito parecida com as acácias, essa planta recebeu este nome, no entanto, não pertence ao mesmo gênero das verdadeiras. Hoje é possível apreciar o colorido dessa linda árvore nos quatro cantos do mundo.

É uma planta com muitas propriedades, e que auxilia principalmente os sistemas digestivo e nervoso. A acácia-falsa é conhecida por suas vagens e flores de tonalidades exuberantes. Confira os benefícios e cuidados por trás de tanta beleza:

saiba-os-beneficios-do-cha-de-acacia-falsa

Foto: reprodução/site wikipedia

Identificando a acácia-falsa

As folhas da acácia-falsa têm de 10 a 25 centímetros de comprimento, com 9 a 19 folheto. Cada folha tem um par de espinhos curtos na base.

Suas flores brancas são muito perfumadas. O fruto é um legume com 5 a 10 centímetros de comprimento, contendo 40 a 10 sementes. A acácia-falsa possui um tronco de até 0,8 metros de diâmetro e a casca bem enrugada.

O chá da acácia-falsa

A partir do chá da acácia-falsa podemos usufruir de um elixir capaz de tratar da má digestão, esofagite, prisão de ventre e azia. Essa bebida também é indicada para produção de bílis, líquido que produzimos no estômago para digerir os alimentos.


Já no sistema nervoso, o chá da acácia falsa atua acalmando, combatendo o estresse e o nervosismo.

Preparando o chá

Você precisará das folhas secas da acácia-falsa para poder preparar esse chá.

  • Ferva um copo e meio d’água filtrada (cerca de 250mls) ;
  • Em seguida, ponha uma colher de sopa de folhas da planta e tampe;
  • Deixe em infusão por 10 minutos.

Em seguida, coe o chá, sem adoçá-lo. Além de não acrescentar nenhum tipo de açúcar, é importante preparar a quantidade exata para cada dose. Beba ainda morno, tendo em vista mais do efeito desejado.

Cuidados

O consumo do chá de acácia-falsa é contraindicado às grávidas, lactantes e crianças menores de 10 anos.

Essa bebida pode causar reações adversas, como alergia e intoxicação. Por isso, antes de se automedicar, procure um médico para identificar seu problema de saúde e se você possui restrições.

Em caso de consumo exacerbado

O excesso de chá de acácia-falsa também pode gerar os seguintes sintomas: dilatação de pupilas, secura na garganta, vertigem, contração muscular, dores abdominais e arritmias cardíacas.


Reportar erro