Saiba como usar a chaleira para fazer um delicioso chá

Se o líquido não vier a ser consumido totalmente logo após o seu preparo, você deve deixá-lo armazenado na chaleira e sobre a mesma colocar um abafador


Na hora de preparar um chá, não basta apenas se preocupar com as ervas a serem empregadas no preparo da bebida. Faz-se indispensável também direcionar atenção quanto ao método de preparação do chá, sobretudo quando este for um dos mais tradicionais, a exemplo da chaleira.

Água fervida para preencher a chaleira

De início, recomenda-se a fervura do nível suficiente de água para preencher todo o interior da chaleira. Assim que a água estiver fervida, você deve desligar o fogo e deixar que a chaleira permaneça tampada.

Colocando a erva

Depois da água fervida, o momento é de acrescentar a erva desejada para o preparo do chá. Nesta etapa, você pode usar as próprias folhas da planta escolhida usando como medida uma colher de chá ou ainda um usar um sachê de ervas.

Imagem de chaleira em fogão

Foto: Depositphotos


Recomenda-se que esta parte do passo a passo do preparo do chá feito em chaleira seja realizada com a água ainda fervida, uma vez que, se feito com a água “requentada”, poderá comprometer o sabor da bebida.

Ao final, assente o chá

Por fim, após acrescentada a erva na água, você deve deixar que a chaleira permaneça em repouso por um período de tempo de sete minutos. Este tempo é necessário para que a bebida possa assentar e ganhar gosto.

Depois, a etapa é a de adoçar o chá e coá-lo (este último apenas se você tiver usado no preparo as próprias folhas da erva). Recomenda-se leite ou mel para adoçar a bebida.

É importante ressaltar que, se o líquido não vier a ser consumido totalmente logo após o seu preparo, você deve deixá-lo armazenado na chaleira e sobre a mesma colocar um abafador.


Reportar erro