Saiba como ter uma alimentação junina saudável e gostosa

Uma mesa vasta de deliciosas comidas é algo quase que obrigatório nas festas de São João. Saiba que é possível manter seu cardápio junino gostoso e saudável. Confira


Uma mesa vasta de deliciosas comidas é algo quase que obrigatório nas festas de São João. Saiba que é possível manter seu cardápio junino amplo e gostoso e, de quebra, não deslizar na dieta. Aproveite que o milho é um alimento extremamente rico em fibras e abuse das receitas feitas com ele.

O milho auxilia o funcionamento do intestino, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e glicose no sangue, prevenção de problemas cardíacos, aceleração do metabolismo e é uma rica fonte de betacaroteno, fibras e vitaminas.

Mas, para que o milho se mantenha saudável, evite prepara-lo com manteigas, óleos de cozinha e outros ingredientes gordurosos. Procure substituir por produtos naturais.

Conheça mais sobre os benefícios do milho

Imagem de comidas típicas juninas

Foto: Allan Walbert/ EBC

A seguir, confira algumas receitas para você preparar no seu São João que, além de ajudar a preservar os benefícios do milho, são leves e não prejudicam sua dieta:

Creme de milho que não engorda

Ingredientes:

4 Espigas de milho verde
Meia colher (de sopa) de óleo de coco
Meia cebola
1 litro de leite de amêndoas
2 colheres (de sopa) de goma de tapioca

Modo de preparo:

Leve as espigas de milho para o liquidificador, bata com o leite de amêndoas e deixe a mistura separada. Já em uma panela, coloque o óleo de coco, aqueça-o e doure a cebola. Depois, acrescente na panela o milho batido e a goma de tapioca e misture bem até que ganhe consistência grossa. Feito isso, o creme já estará pronto. Dica: é possível, caso queira, adicionar creme de ricota light.


Bolo de milho saudável

Ingredientes:

Meia xícara (de chá) de farinha de linhaça;
Meia xícara de açúcar mascavo ou açúcar de coco;
1 colher (de sopa) de fermento em pó;
Meia xícara de água ou leite de coco;
6 colheres (de sopa) de óleo de coco;
2 xícaras (de chá) de farinha de arroz;
1 xícara (de chá) de milho cozido;
3 ovos.

Modo de Preparo:

Leve a água, o óleo, os ovos e o milho ao liquidificador e bata todos eles até que estejam completamente misturados e desmanchados, formando uma espécie de creme. Em seguida, em uma vasilha efetue a mistura dos ingredientes secos e logo depois junte-os ao creme de milho feito inicialmente, gerando assim uma mistura homogênea. Por fim, leve a massa até uma forma antiaderente e untada à base de óleo de coco, e imediatamente coloque no forno e deixe até que o bolo ganhe coloração dourada.

Pipoca saudável

Ingredientes

Milho de pipoca
Óleo de canola, girassol ou azeite de oliva
Sal rosa

Modo de preparo:

Coloque quatro ou cinco gotinhas do óleo na panela e deixe esquentar por alguns segundos. Com o óleo já aquecido, coloque o milho de pipoca na panela, tampe e espere os estouros. Depois de o milho parar de estourar, desligue o fogo e ponha a pipoca em um recipiente. A quantidade de sal fica ao seu gosto, mas lembre-se de que o cloreto de sódio não deve ser consumido em exagero. Use pouco sal e seu organismo agradece.

A manteiga e a margarina não são indicadas para o preparo da pipoca, isso porque saturam mais rápido que o óleo, se transformando na gordura trans, a qual é bastante nociva para a saúde.

Pamonha sem lactose de liquidificador

Ingredientes:

1 xícara e meia de chá de açúcar
1 xícara (de chá) de farinha sem glúten
Meia colher (de sopa) de fermento em pó
3 ovos
2 latas de milho escorridas
400ml de leite sem lactose

Modo de Preparo:

No liquidificador, acrescente o milho, o leite e os ovos e bata tudo durante cerca de dois minutos. Depois, adicione o fermento, a farinha e o açúcar, e em seguida batendo a mistura novamente por outros dois minutos.

Com uma forma untada, você deve despejar nela toda a massa preparada e levar ao forno em temperatura alta por aproximadamente 40 minutos. Passado esse tempo, basta retirar a pamonha, deixar esfriar, retirar da forma, cortar e servi-la para degustação.


Reportar erro