Saiba como preparar pé de moleque junino saudável

Aprenda a fazer uma deliciosa versão do famoso pé de moleque, com um toque bem saudável, para você degustar sem nenhuma culpa


Nesse mês de junho, certamente tem muita gente travando briga com a balança ao se deparar com uma mesa cheia de guloseimas de época. Entre os pratos que causam toda essa preocupação estão: pamonha, canjica, milho cozido, pé de moleque, cocada, bolos e demais doces. Porém, para quem não quer deixar de aproveitar tudo que as festas juninas têm de bom, basta prestar atenção e ver que existe uma luz no fim do túnel. Aprenda a fazer uma deliciosa versão do famoso pé de moleque, com um toque bem saudável, para você degustar sem nenhuma culpa.

O pé de moleque é um doce originário da culinária brasileira. Indícios apontam que a receita surgiu por volta do século XVI, com a exploração da cultura da cana-de-açúcar. No entanto, outra versão diz que o doce tem origem na culinária árabe, introduzida na península Ibérica no século XI. Em outros países onde a influência é maior, ele recebe o nome de “nougat”, como é o caso de Portugal e França. Na Espanha ele é conhecido por turrón, na Itália torrone, em Angola doce de ginguba e na Índia chikki.

O porquê do ‘pé de moleque’

Certamente você já deve ter se questionado o motivo pelo qual a junção desses ingredientes recebeu o nome de pé de moleque. Pois bem, acredita-se que existam duas versões para explicar o fato: a primeira é explicada pela aparência que o próprio doce apresenta, se assemelhando com a cor e calos dos pés dos moleques que vivem correndo nas ruas e calçadas. Já a segunda, fala que o nome teve origem a partir das cozinheiras das fazendas, que eram constantemente assediada pelos moleques por doces. Então, elas falavam: pede, moleque!

Saiba como preparar pé de moleque junino saudável

Foto: Depositphotos


A base da receita

O pé de moleque é um doce que tem como principal ingrediente o amendoim. A lista de benefícios à saúde do amendoim é bastante vasta. Ele ajuda na prevenção de doenças, é uma fonte de gordura boa para o organismo, fortalece as estruturas ósseas, contem ferro, fósforo, potássio, ômega 3, vitaminas do complexo B e E, além de um alimento rico em fibras. Somados aos benefícios de bom funcionamento do corpo, o amendoim também atua em favor da beleza, prevenindo o envelhecimento, regulando a oleosidade da pele, tem ação anti-inflamatória e combate o enfraquecimento de unhas e cabelos.

Agora, se delicie

Depois de aprender um pouco sobre a origem do pé de moleque e conhecer um pouco sobre as suas propriedades alimentares, aprenda como fazer uma versão do doce com características saudáveis:

Pé de moleque com aveia

Ingredientes

Meia xícara (de chá) de amendoim torrado sem casca
Meia xícara (de chá) de açúcar mascavo
2 xícaras (de chá) de aveia
3 colheres (de sopa) de mel
2 colheres (de sopa) de margarina

Modo de preparo

O primeiro passo é levar ao fogo o açúcar, a manteiga e o mel até que eles dissolvam. Com o fogo já apagado, acrescente a aveia e os amendoins. Unte uma forma retangular e despeje a mistura, levando-a ao forno preaquecido em 190ºC por 25 minutos. Deixe esfriar durante cinco minutos e, logo em seguida, corte em pequenos quadrados com ajuda de uma faca. Depois de esfriar completamente, quebre os quadradinhos.


Reportar erro