Manjericão: benefícios e como consumir este alimento

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

O manjericão é uma erva aromática bastante popular no tempero de pizzas, saladas e molhos. Mas você sabia que consumi-la regularmente faz bem para a saúde?

Pois é, as folhas do Ocimum basilicum são usadas tradicionalmente no tratamento de infecções, para aliviar dores, tosse e rouquidão e ainda para manter os níveis de glicose e colesterol no sangue sob controle. 

Folhas de manjericão fresco e em pó
O manjericão é muito usado para tratar tosse e infecções (Foto: depositphotos)

Saiba mais sobre esses e outros benefícios e como adicionar a erva na sua alimentação, além de aprender como plantar e cuidar. Acompanhe a seguir!

Benefícios do manjericão para a saúde

Previne e trata infecções 

As folhas do manjericão são ricas em substâncias com efeitos anti-bacterianos (1), antivirais (2) e antifúngicos (3).

Essas propriedades inibem a proliferação de micro-organismos que costumam ser os causadores de vários tipos de doenças infecciosas.

Esse efeito anti-infecioso da erva acontece por causa da presença dos chamados compostos fenólicos, substâncias que mostraram poder inibitório contra a produção de certas enzimas, que fazem com que as bactérias consigam se fixar no organismo e comecem a se multiplicar. (1)

O resultado é que micro-organismos nocivos não conseguem se proliferar com tanta eficácia e acabam sendo eliminados do organismo mais rapidamente. Proporcionando, dessa maneira, uma recuperação mais rápida. (4

Processo semelhante acontece com vários tipos de vírus, como o da gripe. (3) E com fungos, que tem seu método de propagação impedido. (4)

Reduz os riscos de doenças cardiovasculares 

Outro benefício do consumo da erva no dia a dia é o de proteção cardíaca e diminuição dos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares. Benefício que está ligado diretamente a dois motivos principais. (5)

O primeiro está relacionado com sua capacidade de proteger as células cardíacas contra danos e estimular a produção de substâncias que fazem com que o coração bata em um ritmo saudável. (4)

O segundo é que a erva atua na redução dos níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose no sangue, fatores que aumentam os riscos de desenvolver doenças cardíacas, segundo as organizações de saúde. (3)

Protege o fígado 

Sabe aquela sensação de peso que você sente após beber demais ou comer algo muito gorduroso? Pode ser o seu fígado tentando desintoxicar o organismo e a boa notícia é que um chá de manjericão pode ajudar você com isso.

O extrato das folhas do manjericão é capaz de impedir os danos causados pela ingestão de álcool e medicamentos, diminuindo a degradação e morte, das células desse órgão.

O consumo de manjericão ainda reduz a produção de algumas enzimas que causam a oxidação da gordura que fica acumulada no órgão.

Esses efeitos, em conjunto, servem para diminuir os riscos de desenvolver doenças hepáticas, como a hepatite alcoólica. (5)

Alivia a tosse 

O chá de manjericão é capaz de proporcionar o alívio da tosse, motivo que leva a erva a ser bastante utilizada pela medicina popular. A ciência atesta essa ação devido às propriedades broncodilatadoras da erva.

Ou seja, ela ajuda a relaxar e dilatar as vias respiratórias, tornando mais fácil para o corpo expulsar o muco ou qualquer outra substância que esteja irritando a região, diminuindo os espasmos e aliviando a tosse e irritação.

É preciso destacar, no entanto, que isso funciona apenas para os casos em que o problema é causado pelo acúmulo de muco, comum em gripes, alergias. Para a tosse seca é importante procurar auxílio médico. (6)

Fortalece o sistema imunológico 

Existem problemas que deixam o sistema imunológico fraco e mais suscetível a uma série de doenças e o consumo do manjericão pode ajudar a resolver isso.

A substância que dá a cor vibrante das folhas é capaz de estimular a produção de novos anticorpos, principais células de defesa do organismo e que agem quando o corpo está sob qualquer ameaça externa ou interna.

Esse processo é muito importante e acaba fortalecendo o sistema imunológico de maneira natural, pois aumenta a quantidades dessas células no organismo.

Desse modo, consumir a erva pode ajudar na prevenção de doenças como gripes, resfriados e até mesmo o câncer. 

Alivia as dores

Por fim, adicionar o manjericão no seu dia a dia é uma maneira natural de aliviar as dores musculares.

Isso acontece porque ele possui um efeito analgésico bem semelhante ao da aspirina, mas sem os efeitos negativos do medicamento.

Seu consumo causou a diminuição das contrações musculares e um bloqueio nos receptores que captam os estímulos e levam a sensação de dor para o cérebro. 

O resultado é um alívio rápido das dores nos músculos, sem precisar consumir grandes quantidades da erva. (4

Como utilizar a erva?

Chá de manjericão 

Xícara com chá
(Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 10 folhas frescas de manjericão
  • 1 xícara de água filtrada.

Modo de preparo

Para preparar o chá é bem simples. Basta levar a água ao fogo até que comece a ferver, despejar nas folhas da erva e deixar a infusão descansando por 10 minutos.

Passado esse tempo, coe e beba aos poucos, sem adicionar qualquer tipo de adoçante para que ele não perca as suas propriedades medicinais.

Pesto 

Tigela com pesto
(Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 xícara de folhas frescas de manjericão 
  • 4 dentes de alho 
  • 4 nozes sem casca
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado
  • ½ xícara de azeite 
  • Sal e pimenta do reino a gosto. 

Modo de preparo

Você deve macerar todos os ingredientes em um pilão até obter uma pasta. Caso não tenha um, você pode usar um mixer ou o modo pulsar do liquidificador, deixando sempre para colocar o azeite e a pimenta por último. 

Feito isso coloque o molho em potinhos de vidro esterilizados e guarde na geladeira por até três dias.

Ele fica uma delícia e pode ser usado em sopas, como um molho rápido para massas e até mesmo como acompanhamento para carnes grelhadas.

Sal de ervas

Pote com sal de ervas
(Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 xícara de sal 
  • 2 colheres (de sopa) de manjericão seco e picado 
  • 2 colheres (de sopa) de tomilho seco ou alecrim
  • 2 colheres (de sopa) de orégano
  • 1 colher (de chá) de pimenta do reino moída.

Modo de preparo

Para preparar, basta misturar todos os ingredientes e guardar em um pote de vidro, em local seco e arejado. 

Essa receita é bem simples e deliciosa. Além disso, o sal de ervas ainda ajuda a reduzir pela metade o consumo diário de sódio, já que os alimentos ficam mais saborosos utilizando uma menor quantidade do produto, reduzindo os riscos de desenvolver hipertensão. (7)

Salada de manjericão

Prato com salada verde e tomates
(Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 xícara de tomate cereja ou uva 
  • ½ xícara de manjericão fresco 
  • 1 xícara de folhas de rúcula 
  • 4 colheres (de sopa) de azeite 
  • 100 gramas de mussarela de búfala.

Modo de preparo

Higienize bem as folhas e os tomates e coloque tudo em uma tigela. Por cima, acrescente a mussarela e o azeite e misture bem e pronto, a salada está pronta para ser servida como um acompanhamento leve e saboroso para carnes ou peixes.

Existem contraindicações?

Não foram encontradas contraindicações para o uso do manjericão. No entanto, é sempre importante destacar que, como qualquer outra erva, ele não deve ser utilizado em excesso.

Como plantar e cuidar?

Para ter o manjericão sempre fresquinho em casa, é possível fazer seu cultivo. Ele pode ser plantado em vasos durante todo o ano. Por ser resistente, pode ser cultivado até mesmo em ambientes como a cozinha.

O plantio é feito através de sementes, encontradas facilmente em lojas de produtos agrícolas e pela internet. Elas devem ser plantadas em terra bem adubada com matéria orgânica, bem drenadas e em local que bata bastante luz solar.  

A rega deve ser feita a cada dois dias para que a terra se mantenha sempre úmida, sem encharcar.

DICA! Você precisa podar as flores com frequência, já que elas consomem muito da planta e diminuem a qualidade e sabor das folhas. (8)

Referências  

(1) MILITÃO, Fabíola de Lima; FURLAN, Marcos Roberto. Alimento funcional através do uso de ocimum basilicum L. (manjericão) como aromatizante e tempero. Revista Acadêmica Oswaldo Cruz, n.4, 2014. Disponível em: http://revista.oswaldocruz.br/Content/pdf/Fabiola_de_Lima_Milita%cc%83o.pdf. Acesso em: 9 de agosto de 2019.

(2) CHIANG, Lien-Chai et al. Antiviral activities of extracts and selected pure constituents of ocimum basilicum. Clinical and Experimental Pharmacology and Physiology, v.32, p.811-816, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1440-1681.2005.04270.x. Acesso em: 9 de agosto de 2019.

(3) AHMED, Dildar; AUJLA, Muhammad Ikram; KHAIR-UL-BARIYAH, S. Ocimum Basilicum: A Review on Phytochemical and Pharmacological Studies. Pakistan Journal of Chemistry, v.2, n.2,p.78-85, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/274286672_Ocimum_Basilicum_A_Review_on_Phytochemical_and_Pharmacological_Studies. Acesso em: 9 de agosto de 2019.

(4) CH, Mueen Ahmad et al. Biological and Pharmacological Properties of the Sweet Basil (Ocimum basilicum). British Journal of Pharmaceutical Research, v.7, n.5, p.330-339, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.9734/BJPR/2015/16505. Acesso em: 9 de agosto de 2019.

(5) ALIA, Bilal et al. Phytochemical and pharmacological studies on ocimum basilicum LINN – A review. International Journal of Current Research and Review, v.4, n.23, p.73-83, dezembro de 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/289212762_Phytochemical_and_pharmacological_studies_on_Ocimum_basilicum. Acesso em: 9 de agosto de 2019.

(6) JANBAZ, Khalid Hussain et al. Spasmolytic, Bronhodilator and Vasodilator Activities of Aqueous- methanolic Extract of Ocimum basilicum. International Journal of Agriculture & Biology, v.16, n.2, p.321-327, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/260594708_Spasmolytic_Bronchodilator_and_Vasodilator_Activities_of_Aqueous-methanolic_Extract_of_Ocimum_basilicum. Acesso em: 9 de agosto de 2019.

(7) Hipertensão Arterial: reduzir consumo de sal auxilia na prevenção da doença. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/50910-hipertensao-arterial-reduzir-consumo-de-sal-auxilia-na-prevencao-da-doenca. Acesso em: 9 de agosto de 2019.

(8) PEREIRA, Rita de Cassia Alves. Manjericão: cultivo e utilização. Fortaleza: Embrapa, 2011, p.30.

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.