Saiba como preparar deliciosos tomates assados

A receita é de origem italiana, que aparece como sugestão para intensificar o sabor dos tomates, além de ser uma versão fácil e sofisticada


Aproveitar o tempo livre para elaborar deliciosas receitas é um passatempo que pode render bons frutos: o primeiro, alimentar-se com um prato delicioso que lhe dá prazer, o segundo, proporcionar benefícios para sua saúde. Com essas duas ideias na cabeça, não há limites para a criatividade, nem tão pouco para os ingredientes que podem ser usados nessa sua excursão culinária.

Pensando nisso, a dica é preparar deliciosos tomates assados. A receita é de origem italiana, que aparece como sugestão para intensificar o sabor dos tomates, unindo tudo isso a retenção da grande quantidade de antioxidantes presentes na fruta. É uma versão fácil e sofisticada de usar o tomate nas suas refeições. Devido toque gourmet o prato pode impressionar e fazer de você um verdadeiro chefe na cozinha, nem que seja por uma noite apenas.

Benefícios do tomate

Para aguçar ainda mais a vontade de preparar o prato, conheça um pouco sobre os benefícios que o tomate pode proporcionar para a saúde:

O tomate é um fruto rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres. Ele reduz o risco de câncer de pâncreas, cervical e próstata, além de proteger o organismo de infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares.

Saiba como preparar deliciosos tomates assados

Foto: Pixabay


O tomate também possui efeito antisséptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos, possui grandes quantidades de vitaminas do complexo A, B e C, ácido fólico, potássio e cálcio.

Ao contrário do que acontece com outras substâncias, quando cozido, o tomate aumenta a biodisponibilidade do licopeno, aumentando sua absorção pelo organismo. Outra função para o tomate é usá-lo em tratamentos de beleza, já que ele reduz as queimaduras do rosto e restaura sua acidez.

Tomates assados

Ingredientes

4 tomates tipo caqui (que são aqueles maiores)
1 dente de alho amassado
3 colheres (de sopa) de manjericão, salsinha e cebolinha fresca
2 colheres (de chá) de azeite de oliva extra virgem
Pimenta-do-reino a gosto moída na hora
Uma pitada de sal marinho

Modo de preparo

Lave bem os tomates antes de usá-los. Corte uma pequena tampa em uma das extremidades do tomate. Com ajuda de uma assadeira untada, emborque os tomates com o lado cortado para cima. Faça vários cortes na superfície de cada tomate. Isso ajudará o tempero a penetrar. Acrescente um pouco de alho, pimenta, sal, ervas picadas e uma olhar de azeite em cada um dos tomates.

Antes de levar os tomates para assar, coloque de volta as tampas e pincele o azeite restante sobre cada um dos tomates. Leve ao fogo preaquecido a 225°C, na grelha superior. O tempo médio de forno deve ficar entre 20 e 25 minutos, ou então, até que os tomates estejam macios. Sirva ainda quente, mas não diretamente após sair do forno.


Reportar erro