Saiba como preparar arroz deixando-o menos calórico

O arroz é um alimento de fácil preparo, que combina com muitos tipos de pratos. Mas ele contém muito amido


Se você é uma daquelas pessoas que acham que o arroz é isento de todo e qualquer mal para a saúde, sobretudo em relação a algumas doenças, está enganado! Apesar de figurar na lista como uma dos alimentos mais consumidos do mundo, o arroz tem lá seu malefícios, pois ele é uma rica fonte calórica.

O arroz é um alimento de fácil preparo, que combina com muitos tipos de pratos. No entanto, se for levado em consideração a quantidade de nutrientes que ele contém, você terá uma grande decepção, pois o amido (massa) sobressai perante os poucos que o constituem.

Só para se ter ideia, uma xícara de arroz branco possui cerca de 200 calorias. No preparo, você pode acrescentar mais nutrientes, reduzindo essa quantidade calórica, tornando-o mais saudável para o consumo diário. Tudo isso a partir de uma dica simples, a utilização do óleo de coco.

Saiba como preparar arroz deixando-o menos calórico

Foto: depositphotos

Como tornar o arroz mais saudável

O preparo do arroz não tem nenhum mistério. Você vai cozinhá-lo normalmente, como costuma fazer todos os dias. Coloque a água para ferver. Depois que ela estiver fervendo, acrescente 3% da quantidade total de arroz em óleo de coco, em seguida, jogue o arroz dentro. Depois de pronto, coloque o arroz na geladeira por 12 horas.


Detalhando o procedimento

A descoberta foi feita pelo pesquisador Sudhair James, da Faculdade de Ciências Químicas do Sri Lanka. Porém, quem explica o processo é o coautor do estudo, o Dr. Pusparajah Thavarajah.

Quando adicionado o óleo junto ao amido, este último reage de forma diferente, mudando a sua estrutura. Ao esfriar o arroz, o amido torna-se mais difícil de ser digerido. Assim, o arroz continua a ser menos calórico, mesmo depois de ser reaquecido.

Geralmente, quando o arroz é refogado, o amido fica mais fácil de ser digerido, o que permite ao corpo convertê-lo em açúcar. Nessa fase, ele se transforma em glicogênio, só assim, é armazenado na forma de gordura.

Já para quem costuma cozinhar o arroz na água fervente, se refogá-lo, torna extremamente difícil a digestão do amido, diminuindo a possibilidade de que ele vire gordura. No processo, o óleo de coco é a grande diferença, o que faz com que o arroz assuma uma forma mais saudável.


Reportar erro