Saiba como limpar as grades do forno a gás sem ‘dor de cabeça’

Para deixar as grades limpas, você pode usar uma técnica simples e rápida. E vai precisar somente de uma esponja de aço, detergente e água


Bolo é um dos lanches mais saborosos que existem, mas vez ou outra eles causam um estrago dentro do forno, quando incham demais e acabam derramando massa por toda a grade.

Mas não é só esta sobremesa que é capaz de sujar o forno e dá uma trabalheira para quem for fazer a limpeza das grades do fogão. Carnes, massas e outras delícias também podem deixar estas peças gordurosas ou até mesmo com resíduos grudados.

Para deixar as grades limpas, você pode usar uma técnica simples e rápida, ensinada por Anna Shepard, no livro “Limpe e Arrume sua Casa”. Neste sentido, é necessário apenas ter uma esponja de aço, detergente e água. Com apenas estes itens, você evita “dor de cabeça” com a limpeza destas peças e deixa sua casa mais aconchegante.

Passo a passo da limpeza de grades do forno

Saiba como limpar as grades do forno a gás sem 'dor de cabeça'

Foto: depositphotos


1. Misture água quente com detergente

Na própria pia ou em uma bacia grande, prepare uma solução simples contendo apenas água e detergente. A ideia é deixar a mistura com aquela espuminha característica do detergente. Depois de pronta, é só passar para o próximo passo.

2. Mergulhe as grades na mistura

Com a água preparada, adicione as grades dentro da mistura. A proposta é que elas fiquem completamente deitadas no recipiente, mas caso isso não seja possível devido ao tamanho das grades, mergulhe apenas um lado e deixe por 15 minutos. Em seguida, vire o outro lado e deixe mais 15 minutos.

3. Use a esponja de aço

Depois do tempo determinado, está na hora de retirar a sujeira que ficou amolecida com o processo anterior. Para isso, pegue a esponja de aço e esfregue diretamente na região onde há gordura, molhos ou comidas queimadas. Depois, vire a outra parte da grade que estava imersa para realizar a mesma técnica, até conseguir desprender todos os resíduos.

4. Lave as grades

Após desgrudar toda a sujeira das grades, é hora de lavar as peças com água corrente, retirando os resíduos que já se desprenderam. Em seguida, quando estiver tudo limpo, deixe as grades secarem e recoloque no fogão. Você pode optar por deixá-las secarem sozinhas ou por fazer este processo com um pano de prato, que é mais rápido.


Informar erro