Saiba como fazer um chá emagrecedor com cavalinha

Conheça a cavalinha, uma planta que vai te ajudar a emagrecer; aprenda como utiliza-la


De nome científico equisetum, a cavalinha é uma planta perene muito usada em medicina caseira e com finalidades terapêuticas, principalmente na forma de chá. De fácil cultivo, a erva também conhecida como cavalinha-dos-campos, cauda-de-cavalo ou cola-de-cavalo, tem como preferência terrenos arenosos ou argilosos. Deve-se, no entanto, ter cuidado com o terreno escolhido para o plantio, pois a planta se espalha muito facilmente.

Benefícios da cavalinha

A cavalinha é uma poderosa planta por promover a aceleração do metabolismo, o que aumenta a queima de calorias e, consequentemente, promove a perda de peso. Além disso, ela pode ser utilizada como um diurético natural, pois contém propriedades que estimulam os rins a trabalhar mais, o que faz com que o corpo elimine as toxinas e não retenha líquidos.

Saiba como fazer um chá emagrecedor com cavalinha

Foto: Reprodução/ internet

Outro beneficio trazido pelo chá é a melhora na circulação sanguínea que, junto com os agentes antioxidantes presentes na erva, produz melhoras significativas no aspecto da pele, como as marcas de gordura localizada e celulite. Além disso, ela possui ação anti-inflamatória, ajuda a combater a acne, melhora o aspecto das unhas, aumenta a elasticidade da pele e fortalece os cabelos, evitando a sua queda.

Receita do chá de cavalinha

Ingredientes:

– 1 litro de água
– 100 gramas de cavalinha seca


Modo de preparo:

Ferva a água e acrescente as folhas na água logo em seguida, e tampe a panela para completar a infusão. Deixe por aproximadamente 10 minutos para que a água quente possa retirar todas as propriedades medicinais da planta.

O chá também pode ser feito com a folha da cavalinha fresca, a mesma possui um sabor mais suave, porém, uma baba como a do quiabo pode acontecer durante a infusão. É recomendado consumir de duas a três xícaras por dia.

Outra maneira de consumir o chá é passando o mesmo no liquidificador junto com uma rodela de abacaxi e algumas folhas de limão. O ideal é que seja consumido gelado.

Atenção: É importante não ultrapassar a dose máxima indicada. O excesso de diuréticos pode causar vários problemas de saúde. É importante que haja um aumento da ingestão diária de água, pois as propriedades diuréticas da erva podem causar desidratação. O mesmo não deve ser consumido por gestantes sem antes consultar um médico.


Reportar erro