Saiba como fazer a banana durar mais tempo sem se estragar

A banana amadurece tão rápido, que muitas vezes, acaba apodrecendo antes mesmo de ser consumida. Saiba o que fazer para aumentar o ‘tempo de vida’ da fruta


A banana é um alimento bastante consumido pelos brasileiros. Extremamente benéfica e forte em nutrientes, ela ainda possui um gosto bem agradável. Mas ela amadurece tão rápido que, muitas vezes, acaba apodrecendo antes mesmo de ser consumida. Saiba o que fazer para aumentar o “tempo de vida” da fruta.

Benefícios da banana

Uma fruta rica em vitaminas do A, C e do complexo B, fibras, potássio, cálcio, ferro e ácido fólico, a banana também é ótima para uma boa digestão, beneficia os ossos e visão, reduz estresse, ansiedade e depressão e combate náuseas matutinas.

Conservando mais

A primeira coisa que você irá fazer ao comprar as bananas é não separa-las. Mantê-las no cacho ajuda a retardar o processo de apodrecimento.

Saiba como fazer a banana durar mais tempo em casa sem se estragar

Foto: Depositphotos

Diferente da maioria das frutas, muitas pessoas evitam guardar a banana dentro da geladeira, pois devido a isso, ela acaba ficando preta ainda mais rápido. Mas há uma maneira de fazer esse procedimento sem ser necessário perder a fruta.


Só ponha banana na geladeira se ela já estiver madura, porque para chegar nesse ponto, ela precisa de calor. Guarde a fruta dentro de um saco plástico e coloque na gaveta e deixe para fora apenas aquelas que você irá consumir nos próximos dias.

Outra maneira de colocar as bananas na geladeira sem que elas fiquem pretas é retirar a pele da fruta e guarda-las envolvidas no papel alumínio.

Uma dica valiosa é cortar as bananas na base da penca e deixar um pedaço pequeno do cabo da fruta. A parte que foi cortada, no dia seguinte, irá aparecer seca, o que evita o surgimento de mosquitos.

No lugar de cortar você pode ainda optar por envolver o cabinho da banana com um plástico filme, por exemplo. Você deverá repetir esse processo sempre que desejar consumir a fruta.

Você também pode evitar o desperdício da banana cortando a fruta e deixando-a guardada no freezer. Ela congelada poderá ser usada como ingredientes de shakes, vitaminas e até sobremesas.


Reportar erro