Saiba como eliminar pulgas de animais usando alecrim

O alecrim pode ser um ótimo remédio natural para livrar o seu animal de estimação das pulgas. Saiba como utilizar a planta


Há disponíveis no mercado, diversos produtos químicos para eliminar pulgas de animais. No entanto, geralmente, eles podem ser tóxicos não apenas para os bichinhos de estimação, mas também para os seres humanos.

Se você quer evitar o uso de produtos químicos e economizar no bolso, saiba que pode recorrer a um excelente remédio natural para eliminar pulgas de animais: o alecrim.

O poder do alecrim

Há séculos, o alecrim é utilizado não apenas como uma erva culinária, mas também como uma planta medicinal, devido às suas propriedades antissépticas e antioxidantes. Esta planta também ajuda o bom funcionamento da memória e muitas pessoas afirmam que, nos jardins onde há alecrim, não existem pragas.

Devido às suas propriedades, o alecrim é uma planta eficaz contra pragas, inclusive, podendo ser utilizado como um tratamento natural contra pulgas em animais de estimação.

Além da planta em sua forma natural, podem ser utilizadas várias soluções que contêm alecrim, como o líquido concentrado e óleo. Caso você não queira preparar a sua própria mistura em casa, pode recorrer a produtos comerciais com a erva em sua composição.


Saiba como eliminar pulgas de animais usando alecrim

Foto: Pixabay

Alecrim para eliminar pulgas

O alecrim pode ser um ótimo remédio natural para livrar o seu animal de estimação do incômodo e dos problemas de saúde relacionados às pulgas.

Confira a seguir como preparar esta planta para aplicar no seu animal:

  • Em um recipiente com 1 litro de água fervida, junte aproximadamente duas xícaras de folhas de alecrim fresco. Mantenha a fervura durante 30 minutos;
  • Após esse tempo, desligue o fogo e espere a água esfriar. Coe as folhas e reserve a água;
  • Após lavar o seu cão normalmente, despeje a água de alecrim fresco sobre o animal, certificando-se de cobrir completamente áreas como a base da cauda, pescoço e costas do animal;
  • Deixe a água com alecrim secar naturalmente. Este remédio natural pode ser aplicado novamente quando necessário.

Lembre-se que as pulgas têm uma enorme capacidade de se reproduzir e, mesmo eliminando todos os parasitas do animal, os ovos e larvas podem ter se espalhado pela casa.

Precauções necessárias

  • Este remédio natural não deve ser utilizado em gatos, pois pode causar graves reações;
  • Tome cuidado para evitar a entrada de água nos olhos e ouvidos do animal;
  • Utilize somente em animais saudáveis;
  • Sempre consulte um veterinário de confiança antes de tentar qualquer remédio caseiro para controlar pulgas ou outros problemas.

Reportar erro