Saiba como diminuir o colesterol de forma natural

Por Redação

LDL e HDL

LDL e HDL | Imagem: Reprodução

O colesterol alto é um problema sério que pode causar efeitos muito graves à nossa saúde, principalmente ao Sistema Circulatório e, consequentemente, ao coração.

Nosso corpo produz colesterol no fígado e ele é praticamente suficiente para as necessidades do nosso organismo, que são a regeneração celular, a conversão em ácidos biliares para ajudar na digestão e também a produção de hormônios sexuais, mas alimentos também possuem colesterol, então, a ingestão em excesso desses alimentos , acumula colesterol, elevando o nível e causando a hipercolesterolemia. A palavra é grande e difícil, mas significa que o colesterol em excesso no corpo vai se depositar nas paredes das artérias, o que vai ocasionar a arteriosclerose e futuros problemas cardíacos.

Você sabe a diferença entre LDL e  HDL?

LDL É O COLESTEROL RUIM!

Ele se concentra nas paredes das artérias e causa a arteriosclerose, que dificulta a circulação e resulta em deficiências cardíacas.

HDL É O CHAMADO COLESTEROL BOM!

Ele é considerado bom colesterol porque ajuda a remover o colesterol das paredes das artérias, favorecendo, assim, a circulação. Além disso, transporta o colesterol das células do corpo até o fígado, para que seja reutilizado, transformando-se em ácidos biliares para a digestão ou então, descartado.

O que causa o problema

As causas para o aumento do colesterol no sangue, além da má alimentação, podem ser também genéticas, características que determinam como seu organismo trabalha o colesterol; também a obesidade e a falta de atividades físicas. E ainda, algumas doenças como: diabetes,  doenças no fígado, doenças renais ou problemas na tireóide. Tudo isso pode aumentar o nível de colesterol. Por isso é muito importante fazer exames rotineiros, para acompanhar as taxas, principalmente se você se encaixa em algum dos fatores. Além disso, evitar sempre o excesso de consumo dos alimentos que aumentem o colesterol no seu sangue, como: carnes, leite e seus derivados, gema de ovos, manteiga, etc. e praticar alguma atividade física.

Agora que você já sabe como se pode evitar o colesterol alto, aprenda  receitas de chás medicinais que ajudarão a reduzir o colesterol de seu corpo,auxiliando nessa batalha pela saúde!

Tratamentos naturais

CHÁ DE SETE SANGRIAS

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de água;
  • 1 colher de chá sete sangrias picado.

Preparo:

Ferva a água, coloque o chá em infusão (tampado) por dez minutos, coe e beba.

Posologia:

Beber uma xícara desse chá, até três vezes ao dia.

Esse chá também ajuda em outros problemas, como: problemas de pele (furúnculos, psoríase, eczemas e dermatites), insônia e também problemas respiratórios. Só não pode ser consumido além da dose indicada, caso contrário,pode causar diarreia.

CHÁ DE ALCACHOFRA

Como fazer:

  1. Ferva duas alcachofras em um litro de água.
  2. Após as alcachofras estarem cozidas, espere amornar e utilize essa água do cozimento como chá.
  3. Beba uma xícara desse chá a cada oito horas.

Atenção: Não é recomendado para gestantes ou lactantes.