Saiba como cuidar da pele do pescoço e do colo

Muitas pessoas costumam focar tanto nas prevenções de rugas da pele facial que acabam esquecendo de algo primordial: o colo e o pescoço


Os cuidados em procurar retardar um pouco mais o surgimento das rugas no rosto são inúmeros. Cremes, hidratantes, filtros solares, entre tantos outros.

Mas muitas pessoas costumam focar tanto nas prevenções da pele facial que acabam esquecendo de algo primordial: o colo e o pescoço.

Os mesmos agentes que levam o surgimento das rugas no rosto são os mesmos que causam o do pescoço, que possui uma pele muito fina, exigindo cuidados maiores.

“A pele do pescoço praticamente não possui glândulas sebáceas, com espessura próxima a 2mm, pouco hidratada e que tem grande movimentação natural pela própria dinâmica da região. A área, quase sempre esquecida mesmo para quem tem o hábito de cuidar do rosto, nem sempre é tratada como deveria”, ressalta a dermatologista Claudia Marçal.

saiba-como-cuidar-da-pele-do-pescoco-e-do-colo

Foto: depositphotos

Além dos danos naturais causados pelo tempo, há ainda agressões externas que ajudam a acelerar o processo do surgimento de rugas.

Como a exposição ao sol, água quente, poluição, perfumes que contêm álcool e bijuterias que podem causar algum tipo de alergia ou sensibilidade.

“Esses processos podem deixar a pele mais avermelhada, sensível e suscetível ao aparecimento de rugas, manchas e flacidez, fatores relacionados ao envelhecimento precoce”, explica a farmacêutica Mika Yamaguchi.


Fatores hereditários também desencadeiam alguns incômodos no pescoço para muitas mulheres, como o queixo duplo.

“A genética do tecido cutâneo local do pescoço, assim como a anatomia da região, pode revelar uma tendência a acumular gordura no subcutâneo submandibular. Por conta de todos os outros fatores e pela ação da gravidade, o pescoço pode adquirir o aspecto de duas bandas mais flácidas na região central”, explica Cláudia.

Mas todos esse problemas podem ser evitados com alguns cuidados básicos diários. Principalmente de você já passou dos 30 anos.

Cuidados com a pele do pescoço e colo

Assim como você costuma fazer com o seu rosto, limpe, hidrata, proteja, tonifique e esfolie a pele do pescoço.

“O mesmo protetor solar e hidratante utilizados na face devem ser aplicados no pescoço, o que ajudará a evitar o surgimento precoce dos sinais do envelhecimento e manter uma pele exuberante e harmônica”, ressalta a dermatologista.

Provavelmente você toma um cuidado maior na escolha do sabonete para o rosto e usa um específico para a região. O mesmo cuidado serve para o pescoço e colo.

Não aplique qualquer tipo de produto. Procure utilizar os específicos para tratamento. Pessoas que costumam engordar e emagrecer muito, geralmente, adquirem um acumulo de gordura na região do pescoço.

Mantenha uma dieta equilibrada e pratique exercícios. Isso ajudará a manter a aparência da sua pele sempre elástica e saudável, tanto do rosto, quanto to pescoço e colo.


Reportar erro