Saiba como afastar da sua casa os temidos lagartos e lagartixas

Somado a técnicas de limpeza, o afastamento dos répteis também está associada a utilização de uma substância chamada de bórax


Se você já tomou um susto ao se deparar com largados ou lagartixas na sua casa, preste atenção a essas dicas. A partir da utilização de algumas soluções práticas, você vai se ver livre desses animais, de uma vez por todas.

É importante que fique claro que o afastamento desses animais está ligado diretamente ao controle dos insetos, já que essa é a principal fonte de alimento deles.

Somado a técnicas de limpeza, o afastamento dos répteis também está associada a utilização de uma substância chamada de bórax. Trata-se de um mineral também conhecido como Borato de sódio ou Tetraborato de sódio.

sSaiba como afastar da sua casa os temidos lagartos e lagartixas

Foto: Pixabay

Facilmente solúvel em água, o bórax é frequentemente formado na natureza como evaporito. Ele é conhecido como poderoso produto de limpeza, que é 100% amigo do ambiente.

Siga as instruções

Limpeza externa

O primeiro passo é fazer uma limpeza na área ao redor da casa, aparando a grama e eliminando as ervas daninhas. Também é importante remover qualquer tipo de lixo que se acumule nas redondezas, assim como a água parada, pois além dos lagartos, ela pode atrair outros mosquitos causadores de doenças mais graves, a exemplo da dengue.

Limpeza interna

Além da área externa, é importante que se tome providências quanto a limpeza interna. Elimine os restos de alimento e entulhos, pois eles podem atrair baratas, que também são fonte de alimento para as lagartixas e lagartos.


Também é bom ficar de olho nas pulgas, pois elas também podem se reproduzir dentro de casa a partir da falta de limpeza e organização.

Dedetização com bórax

Use o bórax em pó para salpicar pequenas porções por toda a casa: debaixo da geladeira, fogão, armários da cozinha e do banheiro e também em alguns pontos da sala e quarto.

Faça o mesmo em tapetes e em algumas mobílias. Quando estiver aplicando a substância, mantenha os animais e as crianças longe.

O recomendado é deixar o bórax agir por um período médio de uma hora. Depois, é só fazer a limpeza com ajuda de um aspirador de pó ou vassoura. Esse processo deve ser repetido ao menos uma vez por semana. O produto é bastante eficaz para acabar com os insetos.

Eliminando outros insetos

A partir da mistura de três colheres de bórax e meio copo de xarope de milho, você pode ser ver livre das formigas e, consequentemente, das lagartixas e lagartos. Para isso, basta cavar um buraco raso em cima de cada formigueiro. Coloque de duas a três colheres da mistura e cubra com um pouco de terra. Assim que as formigas levarem a mistura para dentro do formigueiro, todas morrerão.

Espantando as lagartixas e lagartos

Com a adoção dessas medidas, não vai demorar muito para os répteis sumirem da sua casa. O prazo médio é de três a quatro semanas. Isso acontece porque você começou a eliminar as fontes de alimentos consumidas por eles.


Reportar erro