Sabia que a risada pode estimular exercícios? Entenda como

A risada pode ser uma ótima aliada para as pessoas que possuem dificuldades de se estimularem a praticar exercícios físicos


Os benefícios que a prática esportiva traz são incontáveis. Faz um bem enorme ao cérebro, circulação sanguínea, coração, ossos, mente, entre diversos outros.

Mas mesmo sabendo de tantos benefícios que as atividades trazem para o organismo, muitas pessoas não encontram incentivo ou vontade de praticá-los.

Há uma dificuldade ainda maior no público idoso, que precisa mais ainda das atividades para ajudar a manter a saúde do coração, controlar o peso, regular problemas como diabetes e fortificar os ossos e músculos.

Sabia que a risada pode estimular exercícios? Entenda como

Foto: depositphotos

A pesquisa

O Instituto de Gerontologia da Universidade do Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, contou com a ajuda de 27 idosos que se voluntariaram para participar do experimento. Durante um mês e meio, semanalmente eles participaram de sessões de exercícios que duravam cerca de 45 minutos.

Os voluntários tinham que se exercitar com atividades que exigiam força, equilíbrio e flexibilidade. Mas o grande diferencial dessa dinâmica é que eles contavam com um item a mais: o riso.


As gargalhadas começavam de maneira simulada, mas depois se iniciava alguns contatos visuais e brincadeiras que acabaram tornando o riso algo espontâneo e genuíno.

Cada atividade que contava com as gargalhadas durava, no mínimo, 30 segundos. Ao final do programa, os idosos voluntários foram submetidos a responder um questionário.

O resultado

O resultado do questionário foi de que mais de 96% dos idosos relataram que o riso foi um complemento extremamente agradável à atividade física. E quase 90% constatou que o método de dar gargalhadas ajudou a aumentar o interesse pelos exercícios.

A pesquisa também mostrou que houve uma melhora bastante significativa na saúde mental e na capacidade aeróbica de todos os idosos que participaram da atividade.

A conclusão que os pesquisadores chegaram é que a risada é uma forte arma para estimular as pessoas mais idosas, ou até mesmo àquelas que não conseguem se interessar por práticas esportivas, de darem inícios e permanecerem firmes e fortes nos treinamentos.


Reportar erro