Sabe as promessas do Ano Novo? Veja como colocá-las em prática

“Vivemos em uma corrida contra o tempo e esse ‘piloto automático’ é um dos grandes vilões dos nossos projetos”, afirma a coach Alessandra


Todo final de ano é a mesma história: prometemos mudanças para a vida no novo ano que vai se aproximando. Seja a inclusão de atividades físicas, mudanças na alimentação, a realização de cursos, o investimento em hobby etc. No entanto, quando a questão é colocar em prática os novos hábitos, acabamos deixando para depois devido a tanta correria do dia a dia.

Esta dificuldade em colocar os planos em ação é reconhecida até mesmo pela coach Alessandra Fonseca. “Vivemos em uma corrida contra o tempo e esse ‘piloto automático’ é um dos grandes vilões dos nossos projetos”, afirma Alessandra, que também é sócia-proprietária da ConsultaRH – Coaching e Treinamentos. Contudo, ainda segundo a profissional, o começo do ano é um bom tempo para refletir. “enxergamos o início de um ano como um novo ciclo, o que nos torna mais dispostos a estabelecer objetivos e cumpri-los”, afirma.

Desta forma, a profissional lista algumas dicas para ajudar as pessoas a colocarem em prática seus programas de mudança e assim conseguir alcançar resultados positivos ao longo do ano.

Sabe as promessas do Ano Novo? Veja como colocá-las em prática

Foto: depositphotos

7 dicas para colocar em prática as promessas de fim de ano

1. Definição de foco

Para qualquer coisa nesta vida, é necessário ter foco. Principalmente quando se trata de uma vida corrida, por isso comece devagar, elencando suas prioridades de mudança aos poucos. “Não adianta elencar 15 itens se sua vida é corrida e você mal tem tempo de pensar. Você ficará perdido, atirando para todos os lados, e o processo será bem mais complexo. Portanto, tenha foco!”, alerta Alessandra.

2. Estabeleça metas mais específicas

“Ao invés de ‘juntar mais dinheiro’, troque por ‘reservar 10% do meu salário todo mês’. Resoluções mais específicas são mais fáceis de cumprir, pois te orientam em relação ao objetivo final”, explica a profissional. Por isso, a dica é não fazer promessas generalizadas, mas sim com um foco principal.


3. Gestão do tempo

É imprescindível organizar o tempo e otimizá-lo. Desta forma é possível encontrar intervalos de tempo para que você cuide das mudanças necessárias em sua vida. Se for preciso você pode optar por adotar uma agenda, para melhorar a organização e economizar ainda mais o seu tempo.

4. Criação de um cronograma realista

“Planeje sua rotina de forma a incluir horários para a realização dos seus novos planos. Pode ser uma hora por semana de dedicação, mas é importante estabelecer uma agenda realista, considerando metas e prazos condizentes com seu estilo de vida”, indica a coach, que ainda lembra ser necessário cumprir fielmente o cronograma.

5. Mensuração de resultados

Mais importante do que estabelecer metas e concluí-las é mensurar os resultados para si mesmo, assim é possível ter uma noção de como você está se saindo durante as mudanças de sua vida. Caso esteja conseguindo, isso irá lhe motivar a continuar. Já se os resultados não sejam positivos, é uma oportunidade de rever os seus planos.

6. Compartilhando os planos

Compartilhar seus planos com as pessoas queridas é uma forma de receber apoio e aliados nessa jornada. E não hesite em procurar ajuda técnica: um coach, por exemplo, pode ajudar para que uma meta que pareça distante, como mudar de carreira, torne-se mais realista”, explica Alessandra.

7. Sonhe

Além de todas as dicas já mencionadas, a profissional lembra de que não é possível deixar de sonhar, pois os sonhos alimentam o nosso espírito de mudança. “Ter metas que façam nossos olhos brilharem torna a jornada mais prazerosa a cada etapa conquistada. E isso faz a vida mais feliz”, finaliza.


Informar erro